Festival Bom Gourmet
Festival Bom Gourmet e Composta+, uma parceria pela sustentabilidade
O Festival Bom Gourmet é um projeto que gera impacto nas cidades por onde passa, movimentando o setor econômico e trazendo novidades e tendências da gastronomia local. Em 2023, esse impacto acontece também pela sustentabilidade. Para isso, um parceiro muito importante juntou-se ao Festival. Esta edição de Curitiba é apresentada pela Composta+, startup que realiza a coleta e compostagem de resíduos orgânicos, na capital paranaense e na região metropolitana.
Em prol da conscientização ambiental, a 17ª edição do Festival promove uma ação inovadora. Durante o evento, entre os dias 03 e 26 de março, os restaurantes serão incentivados a adotar práticas sustentáveis em sua rotina, como a redução do desperdício de alimentos e a separação adequada dos resíduos orgânicos.
A Composta+ irá realizar uma capacitação nos estabelecimentos, fornecendo as ferramentas necessárias para que as casas possam fazer a compostagem de seus resíduos de forma eficiente e segura.
“Orientamos o que pode e o que não pode na compostagem. Quando a gente ensina a separar o orgânico, contribuímos de forma indireta com a reciclagem”, comenta o sócio fundador e diretor executivo da Composta+ , Théo Branco.
Além de dar o destino correto para os orgânicos, as casas poderão notar os benefícios operacionais no dia a dia das equipes na cozinha, especialmente em dias de movimento intenso. Ao utilizar os serviços de compostagem, “os restaurantes recebem 20 mudas de hortaliças e 2 kg de adubo orgânico produzidos pelos resíduos coletados nos próprios restaurantes”, afirma Branco.
Impacto ambiental e social positivo
A Composta+, busca, assim formas de minimizar o impacto da produção de lixo no planeta, contribuindo para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
"As empresas que utilizam nossos serviços ganham o selo de Sustentabilidade Composta+, o que gera valor e credibilidade. Além de diversos benefícios operacionais, traz economias e alto valor agregado", explica o sócio fundador e diretor de marketing e venda residencial da empresa, Igor Oliveira.
Além disso, durante o Festival, a Composta+ promove ações de conscientização sobre a importância da gestão correta dos resíduos orgânicos, incentivando a população a adotar práticas mais sustentáveis em sua rotina alimentar.
“Queremos mostrar os benefícios da compostagem para os restaurantes, mas também atingir os clientes do Festival, que terão um teste grátis residencial por 15 dias, com duas coletas gratuitas”, comenta Théo Branco.
O sócio fundador explica que o consumidor do Festival poderá receber em casa um kit com um balde especial com tampa, sacola compostável feita de amido de milho e folder com orientações sobre o destino correto de orgânicos. Para isso, o cliente precisa escanear o QR Code disponível no triedro nas mesas dos restaurantes do Festival e preencher os dados para ganhar o teste grátis.
Uma parceria pela sustentabilidade
A parceria entre o Festival Bom Gourmet em Curitiba e Composta+ busca, assim, promover a sustentabilidade na gastronomia da região Sul do país, incentivando a adoção de práticas mais responsáveis e conscientes em relação ao uso e gestão dos recursos naturais.
Esta iniciativa contribui também para a redução do impacto ambiental gerado pelo setor gastronômico e para o fortalecimento de uma cultura de consumo consciente e responsável.
Conheça a história da Composta+
Théo Branco, Luiz Falcão e Igor Oliveira. Três jovens empreendedores e um projeto em comum: oferecer soluções para a gestão de resíduos orgânicos em prol da causa ambiental. É assim que começa a história da Composta+, uma startup nascida em 2018 que hoje já faz história pelo seu comprometimento social e impacto ambiental positivo na sociedade.
Práticas sustentáveis na gestão de resíduos foram observados em experiências internacionais. Théo fez intercâmbio na Suíça. Luiz, morou por um tempo na Austrália. Na volta ao Brasil, observaram uma realidade muito diferente da vivida fora do país.
“Menos de 1% dos orgânicos são aproveitados aqui o Brasil. A gente começou a fazer hora extra na universidade e estudar como mudar isso”, afirma Branco.
Motivados pelos mesmos ideais e valores, os jovens empreendedores, no mercado de startups, elaboraram um modelo de negócio para o reaproveitamento de resíduos orgânicos transformados em adubo por meio da compostagem.
“A ideia inicial era atender somente residências, mas a aceitação foi tão grande que as empresas dos mais diversos segmentos, como bares, restaurantes, panificadoras, refeitórios de escolas, entre outros, passaram a procurar pelos serviços de compostagem”, comenta Théo. Segundo o sócio fundador da Composta+ as empresas passaram a notar os benefícios da coleta e compostagem. “Não precisa de saco preto, o lixo é seco e limpo e há muitas melhorias operacionais”, explica.
Consolidada há 4 anos no mercado, a Composta+ evitou que mais de 5 mil toneladas de "lixo" orgânico fossem descartadas em aterros sanitários. Tendo como pilar o impacto positivo no meio ambiente, a empresa atende mais de 400 empresas e já passou a marca de 1000 residências, trazendo conscientização ambiental e sustentabilidade na prática.
Confira os restaurantes participantes e menus exclusivos no site do Festival Bom Gourmet.