Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Celso Freire representa o Sul em jantar de chefs pesos-pesados n’A Casa do Porco

Jussara Voss, especial para o Bom Gourmet
02/08/2019 21:00
Jefferson Rueda, chef paulistano à frente d’A Casa do Porco, único restaurante brasileiro entre os 50 melhores do mundo em 2019, voltou a reunir chefs de todo o Brasil para um jantar especial aberto ao público. Esta foi a segunda edição da festa chamada Porco Mundi Brasil, pensada para homenagear quem construiu a culinária brasileira nos últimos anos. Além de, claro, enaltecer a carne de porco.
Torresmo de porco frito com geleia de bacuri, abóbora e broto de coentro. Foto:  Mauro Hollanda.
Torresmo de porco frito com geleia de bacuri, abóbora e broto de coentro. Foto: Mauro Hollanda.

Porco Mundi Brasil

Na segunda-feira (29), estava tudo diferente no restaurante, que fica no centro histórico de São Paulo. Nenhum prato que costuma ser servido na casa estava ali – 35 chefs de várias regiões tomaram conta da cozinha.
Os Rueda, Jefferson e Janaína (que também é cozinheira, proprietária do Dona Onça e “todos os braços” do marido) quiseram prestar essa homenagem aos veteranos, nascidos aqui ou não, “profissionais que ajudaram a formar as bases da cozinha brasileira contemporânea”.
Para Jefferson Rueda, não existe vanguarda sem tradição. “Por isso, nós pensamos em prestigiar quem continua inspirando os jovens profissionais, como foi para mim, por exemplo, com Laurent Suadeau” diz ele, em referência ao chef francês radicado no Brasil.
Um grupo no WhatsApp aproximou os cozinheiros. “A cozinha do restaurante não é muito grande, mas foi tranquilo”, conta Celso Freire, o chef paranaense que representou o Sul no encontro. “O que eu vi foi uma cumplicidade entre todos. São profissionais com muita experiência, com mais de 30 anos de estrada, acostumados a participar e organizar eventos, o que ajudou. No final, uma festa linda. Também uma alegria rever os amigos”, acrescentou.

Os chefs

O evento reuniu profissionais baseados em sete estados diferentes. Entre eles, nomes como Carla Pernambuco, Claude Troigros, Erick Jacquin e Roberta Sudbrack. Todos prepararam pratos com carne de porco, que cada vez se torna mais popular no mundo. Eles foram divididos em grupos e cada um preparou uma receita para o jantar — foram 35 preparações servidas a quem participou do jantar. Os preparos misturavam as culinárias italiana, francesa e brasileira – as entradas, pratos e sobremesas foram apresentados em porção degustação.
Os pratos tinham que contemplar todas as partes do animal para seguir a filosofia de Rueda de aproveitar integralmente o alimento. Uma festa encerrou a noite, que deve voltar a acontecer no próximo ano.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail