Eventos Bom Gourmet
Morretes anuncia Festival do Barreado com diferentes versões do prato

Se você adora barreado, prepare-se para ver o prato típico do Paraná em versões inusitadas. É o que promete o Festival do Barreado que será promovido pela Morretes Conventions & Visitors Bureau, entidade que agrega vários empresários do setor de turismo e lazer da cidade paranaense. A ideia é reunir os restaurantes de Morretes para que cada um deles crie versões do barreado. A data do evento ainda não está fechada mas está previsto para ser realizado na metade do ano e terá duração de no máximo dez dias.
Em uma prévia do Festival, a cidade reuniu autoridades, imprensa local e regional e moradores na última segunda-feira (6), no Instituto Cultural Mirtillo Trombini, e ofereceu algumas das criações alternativas com o prato típico. Panqueca, pierogui, crepes, hambúrguer e até pastel foram adaptados para o barreado, incluindo ingredientes como banana da terra e a famosa farinha de mandioca da região. Para a prévia participaram com criações os restaurantes Casarão, Vila Morretes, Restaurante Madalozo, Hotel e Restaurante Nhundiaquara, Ponte Velha, Casa do Rio e o Restaurante, Pizzaria Terra Nossa, Olimpo, Dona Siroba e Empório do Largo.
A diretoria da entidade, Carmem Maria Matsomoto dos Santos, prevê instalar barracas gastronômicas na praça central e centro histórico da cidade onde serão vendidos os quitutes de barreado. Segundo ela, todos os restaurantes da cidade que oferecem o barreado participarão do Festival, com variações salgadas, mas também doces.
“Sim, teremos versões doces feitas com barreado! Existe até um estudo de fazer um doce com calda de laranja. Serão pelo menos 12 receitas diferentes e é possível que tenhamos muito mais”, explica. Os custos para o turista serão apenas com os valores dos pratos, que ainda não foram definidos pela organização.
***
LEIA TAMBÉM