Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Quer um jantar perfeito dos namorados? Comece a se preparar já

Bom Gourmet, com colaboração de Amanda Lüder
29/05/2017 21:17
Vai preparar um jantar de Dia dos Namorados? Então comece a se preparar desde já. Um jantar romântico é uma forma de presentear o seu parceiro, por isso é importante conhecer os gostos da pessoa e pensar em receitas que vocês dois possam aproveitar.
Preparar macarrão é a sugestão de Alexandre Bressaneli para quem não tem muita experiência na cozinha.
Preparar macarrão é a sugestão de Alexandre Bressaneli para quem não tem muita experiência na cozinha.
O chef e consultor para restaurantes e cozinhas profissionais Alexandre Bressanelli sugere que o casal possa curtir essa data indo juntos para o fogão. “Na cozinha, as panelas aproximam. Uma noite divertida tomando uma taça de vinho, brincando e cozinhando já é algo para os dois fazerem juntos”, aconselha o consultor. Mas, seja você um cozinheiro sozinho preparando uma surpresa, ou acompanhado do seu parceiro, é bom que os preparativos comecem o quanto antes.

A escolha do cardápio

O primeiro passo é escolher o cardápio. O chef recomenda pratos leves, que não levem muita gordura, e possam ser acompanhados de um champagne ou espumante. “São bons e baratos, com R$ 20 você já consegue comprar um espumante”, ressalta Bressanelli.
Os risotos de legumes são uma alternatica fácil e econômica de prato principal para o Dia dos Namorados.
Os risotos de legumes são uma alternatica fácil e econômica de prato principal para o Dia dos Namorados.
O ideal é que o casal se sirva de alguns petiscos enquanto o jantar não fica pronto. A dica do chef são os queijos brie e camembert. Para o prato principal, não é necessária (nem recomendada) uma receita complexa. Mesmo que você seja um cozinheiro do dia a dia, o consultor recomenda que os pratos para essa data sejam simples: “é a hora de curtir o parceiro, não os legumes”.
Para dar uma incrementada nos pratos sem ter que se arriscar muito em frente ao fogão, a dica é comprar flores comestíveis que dão um toque de capricho no prato de maneira muito fácil. O consultor recomenda uma visita ao Mercado Municipal para a compra dessas flores e também caso a escolha do prato leve frutos do mar.
A dica do chef são os risotos de legumes, como o de alho-poró, por serem uma opção fácil de preparar e econômica. Para quem está disposto a desembolsar um pouco mais, a sugestão são os pratos que levam camarão. Se o prato levar carne, elas devem ser compradas no máximo um dia antes do jantar, para ficarem frescas. O restante dos ingredientes pode ser comprado com antecedência.
LEIA TAMBÉM

Preparos com antecedência

Algumas partes das receitas podem ser feitas com alguns dias de antecedência para economizar o tempo no Dia dos Namorados. Caldos podem ser preparados alguns dias antes e congelados, e peixes e carnes podem ser pré-grelhados para que no dia só precisem ir ao forno.
Testar a receita com antecipação também é uma boa dica para aqueles cozinheiros de primeira viagem, mas o consultor reforça que “a graça é fazer na hora e se divertir, senão o jantar fica muito previsível”.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail