Eventos Bom Gourmet
Preparar 28 sushis em 70 minutos: este é o desafio de concurso nacional em Curitiba

No dia 19 de janeiro, Curitiba vai sediar novamente a terceira edição da Copa Nacional de Profissionais do Sushi. O evento será realizado no hotel Centro Europeu Turist, e vai reunir cerca de 32 inscritos de todo o Brasil – entre eles um representante do Paraná, Edson Biscaia, um dos sócios e sushiman do restaurante Alpha Sushi (dentro do Alphaville Graciosa), em Curitiba.
“Já trabalho na área há cerca de dez anos e apesar de ser uma competição que vai reunir gente do Brasil todo, estou tranquilo e confiante”, explica ele. O chef responsável pelo evento, o curitibano radicado no Japão há 20 anos Ricardo Juneck, já passou algumas tarefas virtuais para os competidores – eles tinham que montar um prato japonês de sua escolha e enviar uma foto. Nessa, Biscaia saiu vencedor.

Durante a competição, os participantes serão desafiados a apresentar um prato com 28 peças em 70 minutos, ou seja, um sushi a cada 2 minutos e meio. Quem vai avaliar os trabalhos será o chef Ricardo Juneck, que virá ao Brasil para o evento, como representante da escola japonesa The International Culinary Institute of Japan. “Vou avaliar itens como postura profissional, capacidade de desenvolvimento, makis (sushis tradicionais, enrolados em alga) perfeitos, desperdício, kazari sushi (sushis com desenhos de flores), escultura com folhas, movimento das mãos, beleza do prato, entre outros”, explica ele.
Haverá também uma prova teórica – todas as notas serão somadas e quem se sair melhor ganha uma viagem ao Japão que inclui um curso intensivo de dez dias também no The International Culinary Institute of Japan, em Nagoia. Além disso, os competidores que tiverem boas notas (acima de 6) receberão um certificado e um pin dourado que indica que o portador tem alto conhecimento em fabricação de sushi, cultura japonesa e normas de higiene.