Thumbnail

Eventos Bom Gourmet

Churrasco de mignon e alcatra com osso do Pequeno Cotolengo completa 45 anos

Denise Becker, especial para a Gazeta do Povo
01/12/2018 13:00
Todo primeiro domingo do mês, 3 mil quilos de carne são assados para alimentar as 5 mil pessoas que se reúnem no Pequeno Cotolengo para confraternizar e colaborar com a instituição que em Curitiba proporciona abrigo e qualidade de vida para pessoas com deficiência. Essa tradição nasceu há exatos 45 anos, no dia 2 de dezembro de 1973, mas naquela época foram apenas 80 pessoas e sobrou carne.
Mignon e alcatra são os cortes servidos. Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Mignon e alcatra são os cortes servidos. Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Um dos idealizadores do churrasco foi Odair Leitóles, que criou também o tempero especial usado até hoje. Ele morreu em 2015, mas antes passou o segredo para o voluntário Pedro Köhler, de 69 anos. Há quase seis anos ele tem a tarefa de comandar o time de 50 assadores, se revezando em três churrasqueiras.
Caminhoneiro há 45 anos, uma vez por mês Pedro dá uma pausa nas viagens para a realização do evento. Ele faz questão de acompanhar tudo de perto: recebe os três frigoríficos que fazem a entrega do filé mignon e da alcatra com osso, orienta a limpeza dos tanques que acomodam a carne e controla a refrigeração. O trabalho começa quatro dias antes da churrascada, que ainda depende de 750 quilos de carvão e 70 de sal de cozinha.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Pedro também é o responsável pela mistura dos ingredientes para o tempero: shoyu, cebola, cerveja preta, alho, óleo de soja e um “pouquinho de mamão”, para amaciar. A quantidade é um segredo que ele não conta – foi uma promessa feita a Leitóles, que só será revelado quando Pedro Köhler escolher um sucessor. “O segredo do tempero é simples, é o amor. Em casa tento fazer o mesmo tempero do Cotolengo e não fica bom. O sabor é especial, é sabor de amor. Aqui, a tristeza não entra”, explica.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
O próximo churrasco será neste domingo (2), das 11 às 14 horas, na sede da entidade, no Campo Comprido. Os ingressos podem ser adquiridos no local ao preço de R$ 69 o churrasco completo, com carnes, risotos e saladas, para servir três pessoas, mas também há porções individuais.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
Foto: Liza Strapasson/Divulgação.
A programação começa com Missa Campal, às 10 horas. Animação do grupo Estilo Campeiro e apresentações do Palhaço Alípio e Palhaça Sombrinha e às 13 horas os moradores da entidade sobem ao palco para a apresentação lúdica do Coro Cênico Pequeno Cotolengo. E ainda, o Bazar da Amizade nos fundos da instituição.
Serviço
Rua José Gonçalves Junior, 140 – Campo Comprido, Curitiba.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail