Eventos Bom Gourmet
Gosta de rollmops? Curitiba tem mais uma edição do tradicional campeonato do petisco
Você comeria 21 filés de sardinha enrolados em cebola mantidos em conserva em cinco minutos? Pois foi essa quantidade que consumiu o ganhador da última edição do Campeonato de Rollmops promovido pelo bar CanaBenta, em Curitiba, no ano passado.
O vencedor foi o estudante de direito Carlos Henrique Favorito. E não pense que apenas homens têm estômago forte. A competidora Cynthia Fogaça venceu outras dez mulheres comendo 12 unidades de rollmops na bateria feminina.

No próximo sábado (11), às 17 h, será realizada a 5ª edição do campeonato deste petisco que tem história alemã e é bastante consumido em botecos. Na edição deste ano 45 homens e nove mulheres se inscreveram. Há baterias e premiações separadas por sexo. Os competidores têm cinco minutos para comer o máximo de rollmops que conseguirem.
Para quem não conhece, o rollmops é feito tradicionalmente com um filé de aranque (no Brasil usa-se também a sardinha) enrolado na cebola mantido em conserva em uma mistura de vinho branco, vinagre, sementes de mostarda e zimbro.

Carlos Favorito, ganhador do ano passado, confessa que está com esperança de vencer novamente. “Ano passado foi tão na brincadeira e eu acabei ganhando”, conta. “Nem vi que tinha comido 21”. Para “ajudar” durante a prova, ele conta que tomou cerveja para ajudar o enroladinho a descer melhor. Ele diz que não “treinou” para vencer no ano passado e nem agora. “Como é treinar? Pegar um pote de 50 kg, sentar e comer?”, brincou. O estudante comenta ainda que no dia seguinte ao campeonato era Dia dos Pais — como neste ano –, e ele ainda comeu churrasco. Haja estômago!

Neste ano, além do troféu personalizado, os três primeiros colocados ganham um barril de 5 litros de cerveja Heineken. Em caso de empate, o campeão será quem comer mais uma unidade em menos tempo.
Serviço