Bom Gourmet
Giocondo Artigas, do Taj Bar, fala sobre administração de casas noturnas em podcast
O podcast A Xepa recebe o empresário Giocondo Artigas em seu novo episódio. Conhecido por ser o fundador de algumas das principais casas noturnas de Curitiba, Artigas é referência quando o assunto é bares e baladas na capital paranaense.
O empresário comentou sobre sua trajetória no ramo, explicou o funcionamento de suas casas, falou sobre as apostas para o futuro e como se adaptar a um mundo que cada vez consome menos álcool.
A primeira experiência de Artigas como empreendedor foi 1999, quando criou um blog de surfe ao lado de alguns amigos. O site, que trazia fotos diárias das ondas em várias cidades do Paraná, logo ganhou destaque entre os surfistas.
Na época, não era comum encontrar previsões das ondas, sendo necessário ir até o local e observar por si mesmo. Artigas contava com o apoio de vários moradores locais, que tiravam as fotos e enviavam ao seu blog.
Com o tempo, o site também começou a trazer a programação de bares e baladas da região e, depois de alguns anos, ganhou uma festa fixa em uma casa noturna. A dificuldade em monetizar o projeto, no entanto, acabou fazendo com que o blog encerrasse as atividades no começo dos anos 2000.
Artigas aproveitou sua experiência com festas e abriu seu próprio bar. Assim, em 2004, surgiu o Taj, na Avenida Batel. A casa foi um sucesso instantâneo. Em 2008, veio o Santa Marta, com foco em música sertaneja, e depois o És Vedrà, com pop e rock.
Em 2010, o Taj ganhou sua primeira filial em Balneário Camboriú (SC). Hoje, o bar tem outras duas unidades, em Foz do Iguaçu (PR) e Asunción, no Paraguai.
Depois de anos em operação, o Taj passou por mudanças com a chegada da pandemia. Antes configurado como bar e balada, a casa passou a abrigar mesas e ter um enfoque maior no cardápio de comidas.
Hoje, o Taj segue esse modelo, em adequação à diminuição do consumo de álcool e a faixa etária do público frequentador. "Antes da pandemia, 65% do nosso faturamento era bebida. Agora, inverteu: 35% é bebida e 65% é comida", explica o empresário.
O podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico. O bate-papo completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.