Bom Gourmet
Dia Internacional da Cerveja: confira seis tipos da bebida ideais para curtir no inverno
Alguns tipos de cerveja são ideais para dias de temperaturas mais baixas. Bigstock
Uma das bebidas mais consumidas no mundo ganhou uma data só para ela. O Dia Internacional da Cerveja é comemorado sempre na primeira sexta-feira de agosto desde 2007, quando um grupo de amigos em Santa Cruz, Califórnia (EUA), todos entusiastas da bebida, entre eles o cervejeiro Jesse Avshalomov, estabeleceu o dia.
Nada melhor que uma sexta-feira para celebrar o Dia Internacional da Cerveja em um bom happy hour. E se as baixas temperaturas do inverno parecem não ajudar na degustação da bebida, Bom Gourmet traz uma lista com alguns dos melhores tipos de cerveja para curtir no inverno.
Dica: para potencializar a experiência, experimente harmonizar essas cervejas com pratos típicos de inverno, como ensopados, carnes assadas e sobremesas à base de chocolate. A combinação dos sabores complementares enriquece a degustação.
Stout
As cervejas Stout são famosas pelo corpo robusto e sabor intenso, com notas de café, chocolate e até caramelo. Esses sabores fazem dela uma boa pedida para os dias frios. Entre as variações, a Imperial Stout se destaca pelo teor alcoólico mais elevado, o que oferece um aquecimento adicional.
Porter
Similar às Stouts, as Porters também são escuras e ricas em sabor, mas tendem a ser um pouco mais leves no corpo. Com notas de chocolate e toffee, oferecem equilíbrio entre o doce e o amargo. Uma boa Porter pode ser a companhia ideal para uma noite de inverno.
Belgian Dubbel
Originária dos mosteiros belgas, a Belgian Dubbel é uma cerveja de cor âmbar escuro, com aromas de frutas secas, especiarias e um leve toque de álcool. Sofisticada para quem aprecia sabores mais complexos, harmoniza bem com pratos robustos, típicos do inverno.
Barleywine
Conhecida como "vinho de cevada", a Barleywine é uma cerveja encorpada e alcoólica, com sabores de malte, frutas escuras e um toque de caramelo. Ideal para ser saboreada devagar, apreciando cada nuance de sabor. Excelente escolha para uma noite tranquila, junto à lareira.
Bock
A Bock é uma cerveja tradicinal alemã, geralmente consumida nos meses mais frios. Com um perfil maltado, sabor doce e um leve amargor, é perfeita para quem gosta de cervejas com sabores mais suaves e encorpados. As versões Doppelbock e Eisbock são ainda mais intensas, e também oferecem um aquecimento extra.
Scotch Ale
As Scotch Ales, ou "Wee Heavy", são cervejas de sabor doce e maltado, com notas de caramelo, toffee e um toque defumado. A combinação cria uma sensação de aconchego, ideal para ser apreciada em uma noite fria de inverno.
*Conteúdo gerado com a utilização de chatbot de inteligência artificial, com verificação e edição da equipe do Bom Gourmet.