Thumbnail

Evento promoveu trocas de ideias sobre as últimas tendências do setor com grandes especialistas do mercado.

Bom Gourmet

Reforma tributária, marketing e inteligência artificial são destaques da FoodCo. Experience

Bom Gormet
20/10/2023 21:03
Um grupo de 80 donos de restaurantes e empresários do setor de alimentação de Curitiba se reuniu na última terça-feira (17), na Cozinha do Bom Gourmet, para a terceira edição da FoodCo. Experience. Realizado pela FoodCo. – foodtech que oferece conteúdos, mentorias e soluções no mercado de food service –, o evento promoveu uma maratona de nove horas de trocas de ideias sobre as últimas tendências e transformações do setor com grandes especialistas do mercado. O impacto da reforma tributária na alimentação, a aposta em um marketing com essência e as novas ferramentas oferecidas pela inteligência artificial foram os principais temas colocados em pauta.
Em sua terceira edição, a FoodCo. Experience propôs um formato diferente e mais imersivo, com um dia inteiro de atividades, como painéis de especialistas nacionais, workshop, pitches, mentorias com especialistas, board consultivo, além de networking de qualidade e happy hour.
Na programação, o evento contou com a presença dos painelistas Guilherme Moro Domingos, advogado da Abrasel, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes; Brunno Montolli, Head B2B do Interfoods/Duo Gourmet; e Yuri de Melo, CEO da COZI.ai. Já as mentorias e boards consultivos ficaram a cargo de Leo Teixeira, fundador da NaMesa, e Hélcio Tessaro, diretor executivo de Recursos Humanos da Unidas Locações de Carros.
“A ideia é justamente oferecer um espaço onde as discussões rolam soltas a respeito de tudo o que envolve o universo de food service: gestão, operacional, vendas e marketing. A gente entende que também tem relevância dentro do setor e contribui com o debate”, explica Patrícia Lourenço, Head da FoodCo.

Trocas relevantes

Pela manhã, a FoodCo. Experience promoveu três painéis, começando com uma explicação prática e pontual sobre a reforma tributária pelo advogado da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Guilherme Moro Domingos. As mudanças nos impostos foram resumidas de forma menos técnica por Moro, que também ressaltou a importância de o setor estar atento aos debates sobre as mudanças nos impostos e preparado para um provável aumento de carga tributária nos próximos anos.
Na sequência, Brunno Montolli, Head B2B do Interfoods/Duo Gourmet, abordou estratégias de marketing que humanizam o contato com o cliente, valorizando a essência e a história das operações gastronômicas. O uso de softwares para gestão do relacionamento com os clientes, a necessidade de facilitar a jornada de compra e a originalidade na comunicação também foram abordados por Montolli.
A utilização da tecnologia com humanização também foi discutida no painel de Yuri de Melo, CEO da COZI.ai, que explicou de forma prática como a Inteligência Artificial e as tecnologias interativas podem facilitar a parte operacional dos empreendimentos gastronômicos. Yuri falou ainda sobre a organização de dados de forma tática e do uso de chatbots de inteligência artificial na criação de conteúdos e estratégias de marketing e comunicação.
Mediados pela Head da FoodCo., todos os painéis realizados pela manhã tiveram espaço para perguntas e comentários dos participantes. “Conseguimos o nosso objetivo de gerar mais troca ainda sobre vários assuntos relevantes, com muito engajamento dos participantes, muitas perguntas, dúvidas e contribuições com cases e experiências. Foram trocas muito valiosas para o setor e sobre o setor de food service”, conta Patrícia.
No período da tarde, após um almoço com networking, os participantes da FoodCo. Experience tiveram acesso a mentorias e boards consultivos sobre estratégias de venda, com Leo Teixeira, fundador da NaMesa, e sobre gestão de pessoas, com Hélcio Tessaro, diretor executivo de Recursos Humanos da Unidas Locações de Carros. Divididos em pequenos grupos, os participantes puderam fazer perguntas aos especialistas, direcionadas a seus próprios negócios.
“Acredito que esse novo formato deu muito certo, estamos recebendo retornos muito positivos”, diz a Head da FoodCo., revelando que as próximas edições do evento irão seguir esse novo formato em 2024, quando serão realizadas quatro edições. “O calendário está sendo definido e a ideia é trazer grandes nomes do setor e do Brasil inteiro para mentorias e painéis com mediação”, conta.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail