Bom Gourmet
Como fazer costelinha defumada com molho barbecue passo a passo
A costelinha barbecue da Tatiana Lagrota, responsável pelos churrascos da Rio Grande Carnes, tem um sabor especial: ela é feita em um pit defumador, uma espécie de churrasqueira móvel usada para defumar carnes, bem comum nos Estados Unidos (se você já assistiu a programas de TV como Mestres Churrasqueiros, provavelmente já viu um em ação). E é justamente isso que dá o toque defumado à carne. E tem como reproduzir esse sabor em casa, em um forno normal?
“Tem sim”, explica ela que tem o título de Pitmaster, ou seja, sabe bem como operar a churrasqueira americana. “É só colocar uma forma com chips de madeira na grade debaixo do forno na hora em que for colocar a carne para assar”, complementa. É um truque simples, mas que faz toda a diferença no sabor. A madeira pode ser comprada em açougues ou mesmo casas que vendam lenha.
No que diz respeito ao preparo, a costelinha defumada é um prato simples – é demorado, mas não é do tipo que exige técnicas avançadas na cozinha. Por isso mesmo, é importante escolher bem a peça de carne. “Estamos usando Baby Back Ribs, que é o melhor corte para fazer esse tipo de prato, e é muito importante escolher uma peça que seja mais retangular, sem que uma das pontas esteja muito mais estreita do que o meio”.
Além disso, o tempero também faz toda a diferença para deixar o prato ainda mais saboroso. “Nesse caso, o mel dá um toque diferente e deixa a carne mais bonita, porque dá um efeito espelhado”, explica Tatiana. O ponto ideal da costelinha é quando ela sai do forno inteira, sem se desmanchar, mas na hora de comer os ossinhos saem limpos – ou seja, a carne fica super macia, mas ainda assim permite o corte em fatias.
Passo a passo costelinha com molho barbecue
Com o auxílio de um pano, remova a membrana branca que fica sobre os ossos da costelinha – se assada com a membrana, a carne fica seca.
Misture todos os temperos secos e aplique uma camada generosa por toda a peça, pressionando bem a carne.
No forno pré-aquecido a 180 graus, coloque uma forma com chips de madeira na grade debaixo. Na grade de cima, coloque as costelinhas sem forma, direto na grade, com os ossos virados para baixo. Deixe assando por uma hora. Em seguida, substitua a forma com os chips por uma forma com água e asse por mais uma hora.
Em um pedaço de papel alumínio, passe uma camada de manteiga, uma camada de mel e polvilhe páprica picante por cima.
Retire a carne do forno e embrulhe no papel alumínio com a parte da carne em contato com a manteiga.
Leve de volta ao forno, dessa vez com a parte da carne virada para baixo. Asse por mais uma hora.
Retire do papel alumínio, pincele o molho barbecue e sirva.