Bom Gourmet
Conheça a nigeriana sopa de peixe com fufu
Nesta segunda-feira (16), a Seleção da Nigéria enfrenta o Irã em Curitiba. Para conhecer de perto a culinária do país africano, o Bom Gourmet convidou a cabeleireira Fabiola Tawakalitu Sanusi para fazer um prato típico da sua terra natal. Ela preparou uma sopa de peixe com fufu, uma espécie de polenta feita com fubá de coco e açúcar.
“Na Nigéria, esse é um prato do dia a dia. Ele versátil porque pode ser à base de peixe, frango ou carne”, explica Fabiola. Nascida na cidade de Lagos e há sete anos no Brasil, ela ainda mantém a tradição culinária de suas raízes. Mas às vezes tem que fazer adaptações às receitas originais por não encontrar os ingredientes certos. Por ser difícil de encontrar o fubá de coco e açúcar, ela o substitui por semolina.
Em sua passagem na cozinha do Bom Gourmet, Fabiola resolveu fazer uma versão à base de anchova. Para acompanhar, preparou um molho de espinafre e egusi – uma farinha de sementes batidas a seco (em alternativa pode-se usar amendoim moído) – e o fufu, uma massinha feita de água e pounded yam (esse ingrediente pode ser substituído pela semolina). O resultado é um saboroso, e picante, peixe ensopado que tem alguns traços em comum com a moqueca.
Vai ver o jogo?
Para quem quiser conhecer de perto a cultura da Nigéria e torcer pela Seleção africana, a partir das 15h30, o Espaço Cult vai receber a comunidade nigeriana de Curitiba para assistir ao jogo contra o Irã. A entrada é livre. Ele fica na Rua Doutor Claudino dos Santos, 72 – São Francisco.