Bom Gourmet
Confira onde comer chocolates “diferentões” em Curitiba
Todo dia é dia de chocolate! Mas nesta sexta-feira, 7 de julho, o mundo todo celebra essa saborosa unanimidade. Para comemorar o Dia Mundial do Chocolate, o Bom Gourmet fez uma seleção de chocolaterias de Curitiba que pensam “fora da caixa”, fogem dos modelos tradicionais e transformam o consumo do chocolate em experiências sensoriais quase exclusivas e que vão muito além do paladar.
Utopia Tropical
Você já comeu um chocolate de vanguarda? Idealizada pelo chef chocolatier franco-suíço Julian Caron Lys, a Utopia Tropical é uma fábrica experimental de chocolate em pleno Centro de Curitiba. Localizada na entrada do refúgio urbano SFCO 179 – espaço que reúne cafés especiais, gastronomia e área de eventos em uma casa histórica com jardim – a chocolateria chama a atenção de quem passa pela calçada, pois é possível observar todo o trabalho pela vitrine. Quatro barras do chocolate bean to bar produzido na fábrica são fixas no cardápio – Inclusões (edição que leva matcha), Intenso, Branco e o Ao Leite –, mas novas experimentações sempre estão em curso. A loja também oferece cafés e um cardápio de bebidas feitas com o chocolate da casa.
Localizada na R. São Francisco, 179 – Centro. Horário de atendimento: de quarta a sexta-feira, das 12h às 19h; sábados, das 10h às 19h; domingos, das 12h às 18h.
BlendCacao
Aquele chocolate que, antes de comer, a gente para e admira! A BlendCacao pensa em seus bombons, barras e lascas com o cuidado de quem desenha joias contemporâneas. Confeccionados com chocolate belga, os bombons da marca têm decorações exclusivas, com sabores que vão do clássico caramelo salgado até geleia de pimenta e yuzu. Já as barras a granel, para serem consumidas em lascas, estão disponíveis em sabores como chocolate amargo com castanha de caju e flor de sal, até outros mais inusitados como laranja, pistache e amêndoa com chocolate branco. Para comer (também!) com os olhos!
Lojas localizadas na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1.282 – Batel (de segunda a sábado, das 9h às 19h; domingos, das 11h às 19h); R. Alberto Bolliger, 571 – Juvevê (de segunda a sábado, das 8h às 19h30); e Shopping Mueller – Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico (todos os dias, das 10h às 22h).
Caos Chocolate Autoral de Origem
Ao pesquisar chocolate para seu mestrado em biotecnologia industrial na área agroalimentar, a biomédica Kassiany Dalmora adentrou um caminho sem volta. Em 2018, passou a fazer seu próprio chocolate da amêndoa à barra (bean to bar), de maneira artesanal, valorizando a matéria-prima e seus produtores. Para provar seus chocolates, é preciso ficar atento: a produção da Caos consiste em lotes com unidades numeradas de barras de chocolate (cerca de 70 unidades), com teor mínimo de 69% de cacau. No momento, está disponível uma linda barra de chocolate branco tingido naturalmente com sete cores (e sete sabores!), em homenagem ao mês do orgulho LGBTQIAP+: cúrcuma (amarelo), beterraba (roxo), erva-mate (verde), flor comestível clitória (azul), páprica doce (vermelho), urucum (laranja), pardo (misto de chocolate branco com chocolate 100%) e preto (nibs de cacau).
A Caos Chocolate de Origem não possui loja física, mas envia seus produtos para todo o Brasil pelo site www.caoschocolate.com.br.
Nuscaa Chocolate
A microfábrica de chocolates bean to bar da engenheira de alimentos Jessica Scheeren não abre todos os dias, não possui delivery e está fechada até dia 13 de julho por motivo de férias. Mas, calma, isso tem uma razão: a Nuscaa é literalmente uma empreitada de uma mulher só, Jessica é a responsável por todos os processos – da escolha das amêndoas de cacau ao marketing dos produtos. A produção é pequena e limitadíssima, mas vale a pena ir atrás! Todo feito com cacau 100% brasileiro, o cardápio da Nuscaa conta com quatro barras de chocolates que são fixas: Chocolate ao Leite Intenso 50%, Chocolate ao Leite 44%, Chocolate Branco Caramelizado com Nibs de Cacau e Flor de Sal, e Chocolate Intenso 70%. Além das barras, Jessica a cada semana cria sabores diferentes de placas de chocolate que são vendidas em lascas e por peso. As combinações são as mais diversas, como branco caramelizado com paçoquinha, branco com milho e ao leite com bananas. Quem levar sorte e chegar na loja quando a fábrica está em produção, pode acompanhar o processo e adentrar o universo dessa saborosa iguaria.
Localizada na R. Prof. Guido Straube, 861, Loja 2 – Vila Izabel. Horário de atendimento: sextas e sábados, das 15h às 18h. De férias até 13 de julho.
Choco OZ
Se você tem dificuldade para fazer escolhas, separe um tempinho a mais quando for na Choco Oz. A inovadora chocolateria curitibana fundada em 2017 oferece em suas lojas uma linha de barras de chocolate recheadas composta por mais de 80 sabores, incluindo grandes xodós dos brasileiros, como paçoca, doce de leite na panela, cocada, brigadeiro e cajuzinho. Mas não são só os recheios que pegam o estômago pelas memórias afetivas: o design retrô das caprichadas embalagens também proporcionam uma viagem nostálgica e fazem com que os produtos sejam criativas opções para presentear. Bombons, trufas, alfajores e snacks também integram a linha de produtos da marca.
Lojas localizadas na Av. Visconde de Guarapuava, 3.323 – Centro (de segunda a sexta, das 8h às 19h; sábados, das 9h às 17h) e na PUCPR – Praça de Alimentação do Bloco Azul – R. Imaculada Conceição, 1.155 – Prado Velho (segunda a sexta, das 7h às 22h30; sábados, das 8h às 17h30).