Bom Gourmet
Aprenda receitas fáceis de fazer para dar de presente de Natal
Já imaginou poder fugir das lojas lotadas de fim de ano e ainda assim acertar no presente de Natal? Uma opção criativa, e cada vez mais valorizada, é fazer seus próprios presentes — afinal, doar seu tempo preparando uma surpresa exclusiva para quem se ama pode ser considerado um presente de luxo.
Na cozinha isso significa criar delícias ao gosto do destinatário, fazer um cafuné no estômago, ir da boca direto para o coração. O melhor é que, para reproduzir receitas saborosas, não é preciso ser um grande chef. Cozinhar pode ser uma tarefa simples e prazerosa, que resgata a afetividade, que é a real essência desta época do ano — e a lembrança ainda ganha um valor todo especial por ter sido feita à mão.
Para ajudar você nesta tarefa, convidamos chefs para compartilharem algumas receitas de fácil preparo, que não exigem muitas técnicas nem muitos ingredientes, mas vão surpreender o presenteado. São receitas de biscoitos, tomates confitados, geleia de frutas, manteiga aromatizada e um kit de especiarias para quem gosta não apenas de comer, mas também de cozinhar.
O melhor é que várias destes preparos podem ser feitos com antecedência e armazenados em potes herméticos, no freezer ou no armário, o que permite que você se planeje com bastante antecedência e consiga cozinhar tudo no seu tempo. Escolha sua receita, adapte-a ao gosto do presenteado e prepare-se para surpreender neste fim de ano!
Biscoitos
Os biscoitos trazem um gosto de tradição às festas de fim de ano. A chef Renata Vidal nos ensina a receitas do cookies de baunilha com chocolate, fáceis de fazer e que fazem a alegria de crianças e adultos. Já a chef Ana Luiza Spengler, da Biscoito Decorados Vovó Elza ensina a receita do tradicional Gingerbread, que além de saboroso e perfumado, viram obras de arte quando decorados com glacê.
- 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 3/4 xícara de açúcar mascavo
- 3/4 de açúcar refinado
- 1/2 colher de chá de bicabornato de sódio
- 1/4 colher de chá de sla
- 1 ovo
- 1 colher de chá de baunilha
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de gotas de chocolate
- flor de sal a gosto
- Na batedeira, bata a manteiga até virar uma pasta. Depois acrescente o açúcar mascavo e o açúcar refinado. Bata até tudo ficar bem incorporado. Acrescente o bicarbonato de sódio, sal, ovo, baunilha e bata bem. Aos poucos, adicione a farinha.
- Desligue a batedeira e, com uma espátula, junte a farinha que ficar nas beiradas. Com a batedeira desligada, adicione as gotas de chocolate.
- Estique em uma bancada lisa e limpa um filme plástico e faça rolinhos com a massa, do tamanho que quiser. Leve à geladeira ou mesmo ao congelador.
- Depois, disponha em uma assadeira com papel manteiga ou silplat, dando uma distância considerável entre eles e salpique pitadas de flor de sal em cada um dos cookies.
- Asse em forno pré-aquecido por até 10 minutos. Retire do forno e deixe-o esfriar em uma grade. Quando estiver frio, acomode em saquinhos com 5 unidades.
- 200 gramas de manteiga
- 200 gramas de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 unidade de ovo
- 1 colher de chá de gengibre em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 500 gramas de farinha de trigo
- 3 claras de ovos para o glacê
- 2 xícaras de açúcar de confeiteiro para o glacê
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Bata o açúcar e margarina até formar um creme. Em seguida, adicione os ovos.
- Coloque o gengibre, misture tudo e, aos poucos, acrescente o trigo até dar o ponto macio. Asse em 160 graus por 10 minutos ou até dourar.
- Para o glacê, bata todos os ingredientes na batedeira por 5 minutos, em velocidade média. Após confeitar, esperar secar por uma hora.
Confitados
A técnica de confitar consiste em cozinhar lentamente os alimentos em gordura, em baixa temperatura. Nesta receita, a chef Renata Vidal, da Cozinha da Rê, escolheu tomates-cereja, que ficam macios e envoltos pelos sabores do azeite de oliva que absorve os temperos do preparo. Os tomates confitados vão bem em risotos, massas ou mesmo para acompanhar pães e torradas. A apresentação final, colorida e delicada, soma pontos ao presente.
- 300 g de tomate-cereja
- 1 xícara (chá) de azeite de oliva
- 3 dentes de alho
- 3 ramos de manjericão
- 1 cebola média
- pimenta-do-reino moída na hora
- sal a gosto
- Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte cada tomate em quatro pedaços. Corte a cebola em tiras
- Misture todos os ingredientes em uma tigela e, em uma assadeira, leve ao forno;
- Retire do forno. Use potes de vidro de 210 g para armazenar.
Geleia
O doce caseiro é irresistível e muito fácil de ser feito — basta um pouco de paciência para acompanhar as duas horas de cocção. Para a receita, você pode escolher qualquer fruta que desejar, desde que não estejam verdes nem passadas. Nesta receita é acrescentada a baga de cumaru, fruto amazônico que vai dar um gostinho especial à geleia, mas é opcional.
- 3 kg de frutas vermelhas congeladas
- 600 gramas de açúcar demerara
- 2 bagas de cumaru raladas (opcional)
- Em uma panela grande, derreta o açúcar demerara, até ele virar um caramelo. Cuidado para não queimar!
- Rapidamente, coloque as frutas já em processo de descongelamento e raspe as bagas de cumaru. Misture bem e deixe cozinhando em fogo baixo por, pelo menos, 2h. O ponto correto é aquele que parece uma calda. A receita só vai adquirir a consistência de geleia depois que esfriar.
- Use potes de vidro esterilizados de 210 g (ou do tamanho que preferir) para armazenar. Após fechar o pote, mantenha-os de cabeça para baixo até esfriar.
Manteiga Aromatizada
Outra boa ideia de presente é preparar manteigas aromatizadas, que podem ser usadas tanto em pães e biscoitos quanto para cozinhar.
- 200 gramas de manteiga sem sal
- 3 colheres de sopa de ervas frescas picadas (alecrim, tomilho, salsinha, sálvia)
- 1 colher de chá de páprica defumada
- Pimenta do reino a gosto
- Sal a gosto
- Bata a manteiga com as ervas no processador ou misture com um garfo. Coloque nos potinhos de vidro esterilizados e feche.