Bom Gourmet
Cissa Mariah estreia coluna sobre o universo da coquetelaria no Bom Gourmet

Com mais de 17 anos de experiência, Cissa Mariah estreia coluna no Bom Gourmet para aproximar o público do universo da coquetelaria. Crédito: Acervo Pessoal.
A bartender, mixologista e educadora Cissa Mariah passa a assinar a coluna Drink ou Cocktail? no Bom Gourmet. Com mais de duas décadas de atuação em ensino e 17 anos de experiência atrás do balcão, a especialista chega com a proposta de aproximar o leitor do universo da coquetelaria de forma clara, acessível e cheia de conhecimento.
Formada em Letras, Cissa encontrou na coquetelaria um caminho para unir técnica, comunicação e educação. Ao longo da carreira, construiu uma trajetória marcada pelo ensino e pelo empreendedorismo, à frente da CM Bartender School, onde forma profissionais e compartilha fundamentos técnicos, tendências e cultura do setor. Também acumula passagens por bares reconhecidos de Curitiba, experiências internacionais e projetos voltados à valorização dos destilados, especialmente a cachaça brasileira.
Na coluna Drink ou Cocktail?, a proposta é traduzir o universo dos bares para o público em geral. Com linguagem leve e didática, Cissa vai abordar conceitos da coquetelaria, curiosidades, tendências, boas práticas de consumo e orientações para quem deseja fazer escolhas mais conscientes e aproveitar melhor suas experiências com bebidas — com ou sem álcool.
No primeiro texto, a colunista parte da pergunta que dá nome ao espaço para explicar, de forma simples, a diferença entre drink e coquetel – e mostrar como a coquetelaria envolve técnica, ciência e linguagem profissional. Em clima de Carnaval, Cissa também traz orientações práticas sobre qualidade, moderação, hidratação e alternativas de baixo ou zero teor alcoólico para quem quer aproveitar a festa com mais equilíbrio e bem-estar.
O novo espaço chega como um convite para olhar a coquetelaria além do copo. Como defende Cissa, beber melhor não é apenas uma questão de quantidade, mas de informação, escolha e experiência. Nas próximas edições, a colunista também pretende destacar tendências, novidades e, em breve, fazer curadorias de bares e coquetéis em Curitiba.

