Bom Gourmet

Chef's 5 Estrelas 2025 visitaram fábrica da Tramontina na Serra Gaúcha; confira relato

Bom Gourmet
11/12/2025 14:57
Thumbnail
A convite da Tramontina Hospitality, os Chefs 5 Estrelas 2025 do Prêmio Bom Gourmet participaram de uma imersão técnica na Serra Gaúcha. Entre os dias 23 e 25 de novembro, o grupo, acompanhado por uma equipe do Bom Gourmet e da própria Tramontina, visitou as cidades de Garibaldi, Farroupilha e Carlos Barbosa para conhecer de perto a operação de uma das mais tradicionais indústrias brasileiras.
O grupo foi formado pelos chefs Lucas Coelho, Danilo Takigawa, Felipe Miyake e Regis Shiguematsu, além dos chefs Will Garcia e Emanuel Silva, que representaram o chef Lênin Palhano. Ao longo de dois dias, eles visitaram as unidades de produção de panelas, talheres e cutelaria da empresa, acompanhando processos, tecnologias e etapas que consolidam a Tramontina como referência no setor há mais de um século.
Confira abaixo o relato do Chef 5 Estrelas Lucas Coelho, que detalha impressões e bastidores dessa visita técnica.
"Em Novembro, vivi algo que nunca imaginei. Fui convidado pela Tramontina para visitar as fábricas da serra gaúcha. Fomos recebidos em Garibaldi, um ponto estratégico entre as unidades dedicadas ao aço, berço de panelas, facas e ferramentas que acompanham cozinheiros do mundo todo. Uma unidade em Farroupilha, a outra em Carlos Barbosa.
Ver de perto como tudo é feito mexeu comigo. O barulho das máquinas, o calor dos fornos, o brilho do metal sendo moldado e, principalmente, as pessoas por trás de cada peça. Homens e mulheres que dedicam suas vidas à construção daquilo que, para nós, chefs, se transforma em extensão das nossas mãos. Em cada fábrica recebemos um presente que representava o que ali faziam.
São mais do que utensílios, são símbolos. Cada um deles carrega a história daquele lugar que passamos e também um pouco da minha história e, de certa forma, dizendo para nós, de forma silenciosa, individual e hospitaleira: “sabemos quem você é, sabemos o que você faz, e valorizamos isso.”
Chefs 5 Estrelas e equipe Tramontina em visita a unidade de panelas da empresa: registrando o momento.
Chefs 5 Estrelas e equipe Tramontina em visita a unidade de panelas da empresa: registrando o momento.
Essa viagem foi uma iniciativa da própria Tramontina junto ao Bom Gourmet, reunindo os chefs premiados como Chef 5 Estrelas 2025. Foram dias inesquecíveis. Dias que ficam na memória não só pelo que vimos, mas pelo que sentimos, estou falando de pertencimento, reconhecimento e a certeza de que a gastronomia é, antes de tudo, uma jornada compartilhada.
Carregar esses presentes com meu nome gravado, não é sobre ostentar. É sobre lembrar de onde vim e para onde estou indo. É sobre entender que, quando se trabalha com verdade, o mundo retribui de formas inesperadas.
Mas a viagem não foi feita só de aço.
Visitamos a Peterlongo (foto abaixo), a primeira e única Champagne do Brasil. Caminhar entre aquelas paredes, conhecer o processo, sentir o perfume do vinho espumando… foi uma experiência de história e celebração. Taças tilintaram, conversas fluiram, e a leveza tomou conta. Passamos por restaurantes de todos os tipos, italiano acolhedor, bar com comida surpreendente, lugares onde a mesa servia tanto para alimentar quanto para aproximar pessoas.
Comemos bem, bebemos melhor ainda. Rimos como quem precisava rir e, pela primeira vez em muito tempo, deixei a mente relaxar. Estar com outros chefs e subchefes premiados, ver o brilho nos olhos de cada um, sentir a troca verdadeira… isso cria uma irmandade silenciosa. Cada um de nós entende o peso, a pressão, a arte e o amor que existe dentro de uma cozinha profissional. E, ali, entre espumantes, carnes, massas e conversas honestas, sentimos que fazemos parte de algo maior.
Foram dias que me devolveram energia. Dias que me lembraram por que faço o que faço. Dias que ficarão comigo, na memória, na pele e no material, que agora carrego comigo.
Ali, entre todo esse aço, fogo e conversa, criamos laços reais, Chefes, subchefes, indústria e família, pessoas com histórias diferentes, mas unidas pela mesma pulsação.. a gastronomia.
Muito obrigado à Tramontina, muito obrigado Bom Gourmet!
Um viva à hospitalidade!
"