Bom Gourmet
Regis Shiguematsu, do Ichigo Ichie, comenta a gastronomia asiática em Curitiba
A comida asiática nunca esteve tão em alta. Curitiba está repleta de restaurantes asiáticos de todos os níveis, e o público tem mostrado que a tendência veio para ficar. Nessa onda, o chef Regis Shiguematsu, do restaurante Ichigo Ichie, foi o último convidado do podcast Na Mesa com Dani.
Regis começou a trabalhar com gastronomia asiática aos 15 anos, quando conseguiu um emprego em um restaurante de shopping em São Paulo. "Na minha casa se comia comida brasileira, mas era mesclado com alguns pratos japoneses. A parte de pescados e crus, porém, eu não tinha contato", explica o chef.
Com o tempo, se especializou no assunto e passou pela cozinha de diversos restaurantes, como o Kinoshita, em São Paulo. Regis veio à Curitiba em 2015, para a inauguração do Aizu. Em 2017, passou pelo Con. e hoje comanda o Ichigo Ichie, restaurante indicado às categorias Novidades, Para Degustar o Som e Ambientação Haus no Prêmio Bom Gourmet 2024.
"A gente percebe que Curitiba está crescendo e tem muito pra crescer ainda. Então, a gente vê que restaurantes japoneses de alto nível tem tudo para dar certo. Inclusive, até um balcão com oito lugares poderia funcionar", conta Shiguematsu.
Ao mesmo tempo em que o número de casas especializadas em comida asiática cresce, o paladar do público também acompanha o movimento. Se há alguns anos a ideia de comer peixe cru era estranha para a maioria, hoje clientes tem buscado cada vez mais opções diferentes. "O peixe que mais sai é o atum. Mas existe um movimento em direção ao carapau, serra, robalo, buri e hamachi... Até ouriço", conta o chef.
A cada duas semanas, a colunista Dani Machado recebe figuras da gastronomia curitibana para um bate-papo apetitoso. O episódio completa está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet. Confira!