Bom Gourmet
Central, no Peru, é eleito o melhor restaurante do mundo em 2023
Localizado em Lima, capital do Peru, o restaurante Central ficou no topo do ranking 50Best 2023. A premiação ocorreu nesta terça-feira (20) em Valência, na Espanha, e revelou a lista dos 50 melhores restaurantes do mundo de acordo com os jurados da premiação promovida pela revista britânica Restaurant. Em 2022, o Central ficou em segundo lugar no ranking anual. Neste ano, a posição foi ocupada pelo Disfrutar, de Barcelona.
Comandado pelo casal Virgilio Martínez e Pía León, o Central trabalha com ingredientes locais do Peru, conhecido pela riqueza, diversidade e qualidade proporcionadas pelos diversos biomas presentes no país.
Na cozinha do Central tudo é combinado pelos chefs e forma os menus degustação do restaurante. Apresentados em quatro diferentes tipos de experiência, os menus contam com pelo menos 12 tempos. Em todas as opções, a proposta é de levar o cliente a uma viagem gastronômica pelos diversos territórios peruanos.
Com esse conceito, o Central apareceu pela primeira vez na lista dos 50 melhores restaurates do mundo em 2013. Dez anos depois, ele está no topo de um dos rankings gastronômicos mais importantes.
Brasileiro A Casa do Porco fica em 12.º lugar
Único brasileiro entre os 50 melhores restaurantes do mundo, o A Casa do Porco, dos chefs Jeferson Rueda e Janaína Torres, ficou em 12.º lugar no cobiçado ranking. Em 2022, o restaurante de São Paulo especializado em carne suína e com a proposta de produzir boa parte dos insumos utilizados na sua cozinha, surpreendeu e ficou na 7.ª colocação, melhor resultado de um brasileiro no World 50Best até hoje.
Na lista ampliada do ranking, que aí vai até o centésimo colocado, aparecem outros dois restaurantes brasileiros. Oteque e Lasai, ambos no Rio de Janeiro, ficaram em 78º e 47º lugar, respectivamente. Os brasileiros DOM, Evvai e Maní, que apareceram nessa etapa da lista no ranking em 2022, não foram citados neste ano.
Confira abaixo o Top 10 do ranking 50Best 2023. Para ver a lista completa, acesse o site da premiação.
1.º Central/Lima
2.º Disfrutar/Barcelona
3.º Diverxo/Madri
4.º Asador Etexebarri/Atxondo
5.º Alquimista/Copenhague
6.º Maido/Lima
7.º Lido 84/Gardone Riviera
8.º Atomix/Nova Iorque
9.º Quintonil/Cidade do México
10.º Mesa de Bruno Verjus/Paris