Bom Gourmet
Câmara Municipal aprova inclusão do Festival da Carne de Onça no calendário de Curitiba
A Carne de onça do Barbaran. Silmara Pawluzyk/divulgação
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (16) a inserção do Festival da Carne de Onça no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba. A iniciativa dos parlamentares Jornalista Márcio Barros (PSD) e Sidnei Toaldo (PRD) reconhece a importância para a economia regional do festival, realizado desde 2014 pelo Curitiba Honesta, quando diversos estabelecimentos da Grande Curitiba se reuniram para valorizar a carne de onça nos cardápios regionais.
Aprovado em dois turnos (a votação em primeiro turno aconteceu nesta terça-feira, 15), o projeto de lei segue para sanção do prefeito Rafael Greca.
Pelo projeto, o festival deve ser realizado anualmente, em setembro, durante três semanas. Em 2016, a Câmara de Curitiba já fez do prato um patrimônio imaterial cultural da cidade, por meio da lei municipal 14.928/2016.
“Qual a relevância desse projeto de lei para a cidade? Quando você vai para Morretes, pensa no barreado. Quando vai para a Bahia, pensa no acarajé. Quando vai para Belém, no Pará, é o tacacá. Goiás tem arroz com pequi. Aqui, em Curitiba, nós temos carne de onça. É uma iniciativa que fomenta o turismo, que faz as pessoas saírem de casa para desfrutarem do festival”, defendeu Márcio Barros, em plenário, lembrando que se trata de um pedido do Curitiba Honesta, projeto gastronômico desenvolvido por Sérgio Medeiros e Nilceia Almeida.
No último dia 8, a Câmara aprovou o projeto de lei que inclui o Festival de Pão com Bolinho no calendário de eventos da cidade. Com 24 votos favoráveis e duas abstenções, o evento agora depende da sanção do prefeito Rafael Greca para se tornar oficial.
A Mercearia Fantinato foi a vencedora da categoria Carne de Onça no Prêmio Bom Gourmet 2024.