Bebidas
Vinícola paranaense é premiada em concurso internacional
A vinícola Franco Italiano, localizada em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, saiu com bons resultados no último Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, realizado na semana passada em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. A fabricante paranaense conquistou medalhas de ouro e prata para dois de seus rótulos. O concurso avaliou mais de 700 amostras de vinhos de vários países e concedeu medalha para 212 deles.
O objetivo do concurso, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE) em parceria com entidades do setor, é mostrar um painel da qualidade de vinhos comercializados no país. Foram aceitas amostras de rótulos nacionais e importados. Eles foram avaliados por 66 degustadores – experts, enólogos e jornalistas especializados – e, os de maior destaque, receberam medalhas de prata e de ouro.
Do Paraná, a Franco Italiano conquistou uma das 88 medalhas de ouro – a honraria máxima da avaliação. O rótulo premiado foi o Censurato Cabernet Sauvignon 2011. O vinho tem uma produção limitada: apenas quatro mil quilos de uva por hectare são usados na sua fabricação. Cerca de 2.800 garrafas chegam ao mercado, com um preço estimado em R$ 30.
A vinícola ainda recebeu prata com seu espumante moscatel. Segundo a produtora, o rótulo tem notas de maçã verde, com frescor e numerosas bolhas. A garrafa custa cerca de R$ 19.
Por enquanto, os vinhos só podem ser comprados na loja da própria vinícola (R. Rodolfo Camargo, 26, Colombo) ou via site: www.francoitaliano.com.br