Bebidas
Receita de quentão passo a passo
Nos dias mais gelados, falta até vontade de sair de casa em busca de um bom quentão. Que tal então preparar a tradicional bebida junina na sua cozinha? O preparo é rápido e você pode personalizá-lo com as especiarias que preferir. “Cravo, canela, gengibre e casca de laranja não podem faltar. Para mim é a melhor combinação”, afirma Cláudia Guimarães Freitas, sócia-proprietária da Casa di Bel. Entre as variantes dá para substituir o cravo pelo anis estrelado e adicionar também a casca de limão. O limão, porém, é indicado para o quentão feito só com cachaça, a versão típica de Minas Gerais e São Paulo.
No Paraná, um bom quentão exige vinho tinto seco e cachaça branca. Cachaça envelhecida só se for fazer o quentão sem vinho, que preserva o aroma do destilado. Já que vinho e cachaça fervem durante o preparo e são misturados com açúcar e especiarias, que alteram o sabor das bebidas, não precisam ser da melhor qualidade. “Para dar um sabor mais intenso, a dica é colocar as especiarias no começo para que soltem mais aroma”, explica a cozinheira Vanessa Rosa.
Para amenizar a intensidade do álcool, ela adiciona água na mesma proporção que a cachaça. Depois de ferver, a cozinheira ainda dá uma rápida flambada para retirar o álcool em excesso.
A bebida é o carro-chefe da casa no inverno. Numa noite fria, chegam a ser servidos cerca de 60 litros. Há também a opção com gemada – mistura de gema de ovo com açúcar – que vem à mesa num potinho separado para o cliente escolher quanto quer adicionar.
Confira o vídeo com a receita detalhada:
***
LEIA TAMBÉM: