Bebidas

Porto LBV – jovialidade e calor no inverno

Guilherme Rodrigues - guilhermer@gazetadopovo.com.br
08/08/2013 03:06
Um dos vinhos mais suntuosos e fantásticos do mundo, através dos séculos, é o Vinho do Porto Vintage. Intenso, opulento, potente e refinado, na juventude possui deliciosos aromas e sabores bem frescos, frutados e complexos. Pena é sacrificá-los tão jovens. Também a estrutura é colossal. Para tornar mais acessível essas grandes qualidades dos Vintages recém-nascidos, criaram-se o Late Bottled Vintages (LBV). Ou seja, vinhos altamente qualificados, de safra única, mas amadurecidos cerca de 4 a 6 anos nas adegas. Mais tempo que os escassos 2 anos dos Vintages.Com isso arredondam mais.
O resultado é fantástico, com vinhos retintos e acessíveis, supercontemporâneos, com frutado intenso, maduro, fresco e bem definido. Além de elegantes, refinados e aptos a até mais de 10 anos de glória nas garrafas. O frutado jovial, complexo, rico e estimulante desses vinhos os torna companhia perfeita para aquecer o frio do inverno.
São elaborados com as castas regionais Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Cão, Tinta Barroca, dentre as principais. Acompanham ainda lindamente muitas refeições, como pratos e assados de carne vermelha. Ideais com steak au poivre. Devem ser servidos em torno dos 15 graus C. O copo ideal é o padrão degustação ou de vinho branco não muito grande. Não precisa ser decantado, mas ganha com cerca de meia a uma hora de decanter, ou uma a duas horas de garrafa aberta. O que sobrar, arrolhado novamente, suporta bem cerca de uma semana. Outra vantagem é o preço atraente em relação à alta qualidade.
Provamos (e aprovamos !) sete dos melhores rótulos disponíveis no mercado. A degustação foi às cegas, em copos padrão ISO, e transcorreu no restaurante Edvino, uma das melhores cartas e serviços de vinhos da cidade. O serviço perfeito foi conduzido pelo talentoso sommelier José Vinicius Chupil. Após a degustação foi servido steak tartare (carne de onça) e magret de pato com pimenta verde. Ambos harmonizaram-se perfeitamente com o Porto LBV.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail