Bebidas
Vinhos do PR ganham em campeonato mundial
Bento Gonçalves, cidade na Serra Gaúcha, sediou entre 7 e 10 de junho a 8.ª edição da competição internacional de vinhos, a Brazil Wine Challenge. Antes chamada de Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, a competição deste ano reuniu 187 rótulos de 17 países e dentre os premiados estão quatro rótulos paranaenses. O resultado foi divulgado durante o jantar de encerramento na sexta, 10, no SPA do Vinho Hotel & Condomínio Vitivinícola, no Vale dos Vinhedos,no Rio Grande do Sul.
A vinícola Famiglia Zanlorenzi, de Campo Largo, conquistou uma medalha de ouro com o Famiglia Zanlorenzi 70 Merlot 2012 e duas de prata com Lunar Perfetto Prosecco Brut 2012 e Lunar Oro Espumante Rosé Brut 2012. A vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, conquistou uma prata com o Poty Lazzarotto Espumante Brut 2013.
No Brasil, apenas um rótulo recebeu o grande ouro, distinção para as bebidas que ultrapassam 93 pontos na avaliação dos jurados. Foi o Milantino Gran Reserva 2005, da Milantino Vinhos Finos, do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. Outras três medalhas de grande ouro foram distribuídas para vinhos da Argentina, Portugal e Uruguai. No total, entre a medalha de grande ouro, ouro e prata, o Brasil recebeu 114 medalhas, também por ser o país a sediar o evento e ter o maior número de amostras inscritas.
A competição reuniu 53 especialistas do Brasil e do mundo para avaliarem 623 amostras de vinhos e espumantes provenientes de 17 países – apenas 187 deles receberam medalhas. Foram quatro de grande ouro, 113 de ouro e 70 de prata. O Brazil Wine Challenge é o único no país a ter chancela da Organização Internacional da Vinha e do Vinho e da União Internacional de Enólogos.