Bebidas
Vinho azul viraliza na web
Nem tinto, nem branco, nem rosé, o vinho do momento é azul. A notícia que a vínicola Gik Live, na Espanha, começou a produzir um vinho de cor azul viralizou nos últimos dias na internet levantando questionamentos se seria realmente possível criar uma bebida dessa cor, de maneira natural. Neste caso, qual seria o segredo por trás desse vinho? O mistério, na verdade, é prontamente desvendado ao olhar o rótulo com atenção: a bebida é uma mistura de uvas brancas e vermelhas com a adição de um pigmento comestível e antocianina, flavonoide derivado da casca da uva, que confere a peculiar cor azul.
Nenhum segredo ou mistério portanto por trás da produção. Só corante mesmo. As frutas do Gik Live são provenientes das regiões de La Rioja, Zaragoza, León e Castilla-la Mancha. Com 750 ml, a garrafa custa U$ 11 (R$ 37) e é vendida somente no e-commerce da marca. Ainda não chegou ao Brasil, mas a empresa visa expandir seus negócios além da Espanha, exportando para França, Reino Unido, Holanda e Alemanha. Ainda de acordo com a marca, a cor azul representa na psicologia movimento, inovação e infinito, além de estar associada a fluidez e a mudança.
O processo de coloração foi desenvolvido em parceria com a turma de engenharia da Universidade Politécnica de Valência. E, enquanto se imagina algo extraordinário, no rótulo da bebida aparecem corante azul índigo e E163b, assim como edulcorantes, entre os componentes adicionados.“Mudamos a cor, sabor e aroma do vinho. Você está bebendo algo inovador, uma bebida que se dissocia completamente do mundo do vinho”, descreve o site da marca.
Vídeo mostra fábrica do vinho azul: