Bebidas

Com maior participação brasileira, Expovinis começa em SP

Da redação, colaborou Andrea Torrente, especial para a Gazeta do Povo
25/04/2013 15:11
Com o mercado brasileiro aquecido e cada vez mais atrativo para as empresas estrangeiras, São Paulo deu início nesta quarta-feira (24) ao Expovinis Brasil, um salão especializado em vinhos. São milhares de rótulos de tintos, brancos, rosés e espumantes de países como Argentina, Chile (o país que mais exporta vinhos para o Brasil), Uruguai, Itália, França, Portugal, África do Sul, Espanha, Grécia e Rússia. E, claro, do Brasil. O evento vai até sexta-feira (26).
O salão, que chegou a sua 17ª edição, reúne mais de 400 produtores nacionais e internacionais. O primeiro dia foi reservado aos profissionais do setor, enquanto os últimos dois dias — quinta e sexta — são abertos ao público.
Nesta edição, as boas notícias provêm dos produtores nacionais que contam com uma presença mais relevante no espaço reservado ao Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin): serão 23 produtores, enquanto em 2012 eram 17.
“Ano a ano recebemos um público cada vez mais especializado e produtores interessados em fechar negócios no Brasil. Além de apresentar um painel do que vem sendo produzido em todo o mundo, o Expovinis amplia a possibilidade de negócios do setor”, avalia Domingos Meirelles, diretor da Exponor Brasil, empresa organizadora do evento.
Azeite e cachaça
Mas o Expovinis, não é reservado apenas aos vinhos. Paralelamente à exposição são realizados outros eventos. Como a terceira edição do Olive Experience, que apresenta as novidades do azeite do mundo inteiro e conta com a presença de empresas europeias como a portuguesa Acushla e as italianas E´xtra e Frantoio. E a décima edição do Brasil Cachaça, dedicada ao mercado das aguardentes nacionais.
Top Ten
Como acontece em todas as edições, um corpo de jurados composto por sommeliers, profissionais do setor e jornalistas especializados elegeu os melhores rótulos do evento em dez categorias. Neste ano, houve empate na categoria ‘Tinto Velho Mundo’, aumentando número de premiados para 11. Confira os vencedores:
Categoria espumante nacional: Villaggio Grando Brut Rosé 2011 (Villaggio Grando Boutique Winery)
Categoria espumante importado: Aida Maria Espumante Rosé Reserva 2007 (Aida Maria Wines)
Categoria branco nacional: Dádivas Chardonnay 2012 (Vinícola Lídio Carraro)
Branco Importado: Sauvignon Blanc 2012 (Casas del Bosque)
Categoria rosé: Maquis Rosé 2012 (Sociedad Agricola los Maquis)

Categoria tinto nacional da Serra Gaúcha:
Perini Quatro 2009 (Vinícola Perini)
Categoria tinto nacional de outras regiões: Basaltino 2012 (Vinícola Pericó Ltda)

Categoria tinto novo mundo:
Vistalba Corte A 2009 (Bodega Vistalba)
Categoria tinto velho mundo: Santa Vitória Grande Reserva Tinto 2008 (Casa Santa Vitória) e Scagliola Barbera d’Asti Superiore Sansi Selezione 2009 (Scagliola Vini)
Categoria fortificado e doce: Quinta do Noval (Quinta do Noval 40 Anos Tawny Porto)
* * * * * *
Serviço
Expovinis Brasil. No pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo. Na quinta e na sexta, evento é aberto ao público entre as 17 e 21 horas e 17 e 20 horas, respectivamente. Ingressos custam de R$ 50 a R$ 70 e incluem uma taça para degustação. Podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do evento www.expovinis.com.br. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos. Necessário apresentar carteira de identidade.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail