Bebidas
Cervejarias paranaenses lançam novos rótulos em evento nacional
Com direito a diversos lançamentos de cervejarias paranaenses, começou nesta quarta-feira (20), em Blumenau, a quinta edição do Festival Brasileiro da Cerveja. O evento, considerado um dos mais importantes do país, leva cervejeiros de todos os estados ao pavilhão do Parque Vila Germânica, onde podem mostrar suas criações e novidades em diversos estandes montados no estilo feira.
Neste ano, o festival tem mais de 500 rótulos de 70 expositores (67 cervejarias e três fornecedores) para os interessados no universo do malte e lúpulo. A expectativa é atrair um público de mais de 22 mil pessoas em quatro dias de evento – o festival segue até o sábado (23). A entrada custa R$ 12 (com direito a um copo de acrílico).
Entre os participantes, há vários paranaenses. E com novidades. Uma das mais esperadas é a Stone Bodebrown Cacau Ipa, uma cerveja produzida em parceria entre a cervejaria-escola paranaense Bodebrown e a norte-americana Stone Brewing Company. O mestre-cervejeiro americano Greg Koch contribuiu na formulação da bebida, em passagem recente pelo Brasil.
Esta cerveja recebeu toques de cacau plantado em Ilhéus (Bahia), torrado e triturado. “O cacau é depositado durante a filtração, adicionando sabor enquanto a cerveja circula pelo filtro”, explica Samuel Cavalcanti, cervejeiro e proprietário da Bodebrown.
Além dela, a fabricante de Curitiba apresenta dois outros rótulos: a 4Blés (uma cerveja belga que leva quatro diferentes tipos de trigo em sua fórmula) e a Double Perigosa (uma pale ale mais alcoólica – chega a 15,1% em sua graduação — e amarga).
A Way Beer, de Pinhais, também lança um produto para paladares mais adocicados. A Way Avelã Porter é uma cerveja estilo porter (escura, torrada e robusta), com notas do fruto que lhe empresta o nome. A novidade pode ser conferida junto com outros lançamentos anteriores da marca, como a Rollercoster.
Já a curitibana BierHoff lança a sua witbier. O rótulo leva trigo não maltado e é temperada com especiarias e casca de laranja curaçao. Além disso, a cervejaria apresenta sua linha de gelatos (sorvetes) de cerveja. São 16 variedades, desenvolvidas pela mestre sorveteira Emillene Stival, com o auxilio do sommelier Daniel Wolff.
A Gauden Bier, de Santa Felicidade, também levou gelatos de cerveja para a festa. Eles estarão disponíveis em três sabores e a cervejaria destaca o feito com a cerveja pale ale. O gelato tem teor alcoólico de 2,35%.
De Araucária, a Wensky apresenta sua primeira indian pale ale no Festival. A Curupira Ipa tem alto amargor, é mais encorpada e alcoólica (6,5%). A novidade acompanha a variada cara da cervejaria, que tem Pilsen, Red Weyzen, Vienna Lager, Munich Dunkel, Baltic Porter e Drewna Piwa.
Outras importantes fabricantes da região também marcam presença no evento, entre elas a Morada Cia. Etílica e Klein Bier.
* * *
Serviço
Serviço
Festival Brasileiro da Cerveja. De 20 a 23 de março. Parque Vila Germânica, Blumenau (SC). Ingressos a R$ 12 (entrada + um copo). www.festivaldacerveja.com