Bom Gourmet
Bares e restaurantes têm aumento de 3,4% nas vendas no mês de maio
O setor de bares e restaurantes têm enfrentado um ano de instabilidade com grandes variações de faturamento mensal, em 2024. Porém, de acordo com o índice Abrasel Stone, da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o mês de maio contou com bom aumento na porcentagem de vendas. Impulsionado pelo Dia das Mães, bares e restaurantes registraram um aumento de 3,4% nas vendas em comparação com abril, e de 0,2% em relação ao mesmo período no ano passado.
Segundo João Ricardo Tonin, economista do FoodCo., entre os estados que mais se destacaram estão o Maranhão, com crescimento de 6,7%, Roraima com 5,3% e Ceará com 4,7%. Tonin também comenta sobre o mês de junho e como as "Festas Juninas" podem impactar o setor de alimentação. "Muitos consumidores buscam pelas comidas típicas, como quentão, pinhão e também outros produtos que são ofertados em diferentes regiões do país", disse o economista.
O economista do FoodCo. avalia que o inverno e os dias frios que vem pela frente podem ser positivo para bares e restaurantes. "Previsão meteorológica indica a chegada de um frio mais intenso. Muitos empresários estão ansiosos para ajustar seus cardápios e aproveitar o aumento na demanda com consumidores ávidos para saborear sopas, massas ou desfrutar de um bom vinho", conclui João Ricardo Tonin.
O Boletim FoodCo. com a análise completa e em áudio do economista João Ricardo Tonin é um conteúdo semanal exclusivo para os assinantes da plataforma. A FoodCo. é a maior comunidade de donos de bares e restaurantes do Brasil. São mais de 13 mil empresários do setor reunidos em uma rede de conhecimento e networking, com acesso a conteúdos essenciais para quem empreende com alimentação fora do lar.