Bom Gourmet
Bares e restaurantes do Paraná projetam alta no faturamento durante a Páscoa, aponta Abrasel

Segundo levantamento, 72% dos entrevistados esperam aumento no faturamento durante a Semana Santa deste ano. Divulgação
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel/PR) aponta que a maioria dos empresários do setor está otimista com o feriado prolongado da Páscoa em 2025. De acordo com o levantamento, 72% dos entrevistados esperam aumento no faturamento durante a Semana Santa deste ano.
O estudo foi realizado entre os dias 24 de março e 1º de abril com empresários de todo o estado. Entre os que projetam crescimento, 20% estimam aumento de até 5% nas vendas, 17% acreditam em uma elevação entre 6% e 10%, e 10% preveem incremento entre 11% e 20%. Já 7% dos entrevistados apostam em um crescimento superior a 30%. Por outro lado, 18% dos empresários acreditam que o faturamento será parecido com o do ano passado, enquanto 10% estimam uma possível queda.
Para o presidente da Abrasel no Paraná, Fernando Menucci, o cenário positivo para a Páscoa é um reflexo da resiliência do setor, apesar dos desafios enfrentados. “O aumento no número de empresas operando no prejuízo acende um alerta. Precisamos reforçar políticas públicas e ações de fomento para garantir a sustentabilidade dos negócios no setor de alimentação fora do lar. Por outro lado, a expectativa positiva para o feriadão de abril mostra que ainda há confiança e resiliência por parte dos empresários”, destacou.
Com a aproximação do feriado, o setor se mobiliza para atender à demanda e potencializar os ganhos, apostando em menus especiais, eventos temáticos e atendimento ampliado para atrair consumidores. A expectativa é de que o período represente uma oportunidade importante de recuperação para muitos estabelecimentos, especialmente diante de um primeiro trimestre marcado por desafios econômicos e aumento nos custos operacionais.