Thumbnail

A caixa desejada

Jussara Voss

Vosso Blog de Comida

O novo estilo de almoçar no Grand Hotel Rayon

03/12/2019 20:33
Cheguei no horário marcado, apesar de a cabeça continuar no trabalho e o telefone escorar-me. Demorei para por em ordem o que precisava e fui identificada.
Olhos atentos e braços acenando evitaram que eu sumisse pelas portas do elevador. Sabia que os dois restaurantes do lugar ficam no primeiro andar e para lá me dirigia. Mas naquele dia eu só precisava atravessar o lobby do Grand Hotel Rayon para alcançar o Hai Low, que é high-low, ou hi-lo, uma brincadeira, com a proposta séria de apresentar a gastronomia japonesa, porém de forma descomplicada e mais em conta.
Sentei com tempo de olhar atentamente o novo espaço aberto para o térreo. Ficou vizinho do Bar Room 1424, morada do jazz, que eu preciso frequentar, e, descobri, será local de mais surpresas. Reformas que não param desde que a família Borcath retomou a administração do hotel. Ainda bem. Depois da boate RW que também voltou ao espaço, lembro de um festão comemorando uma das minhas datas redondas ali, o hotel agora tem também um SPA da Anna Pegova, aguardando-nos para dias de sossego.
Hai Low
A sala do novo restaurante abraça quem chega. São poucas mesas e um balcão perfeito para quem está sozinho. Bom para evitar olhares e ter por companhia a comida bem-feita e, quem sabe, um pouco de conversa sobre ingredientes e receitas com o cozinheiro do outro lado.
A novidade do Grand Hotel Rayon em Curitiba: Hai Low
A novidade do Grand Hotel Rayon em Curitiba: Hai Low
Hossomakis, uramakis, temakis e combinados estão ali, e pela cidade, Bento Box não. Kazuo Harada, que também comanda o Hai Yo – o restaurante asiático do hotel –, trouxe ares bem-vindos de experiência e honras de estadas por outras paragens. Agora apresenta a nova proposta garantindo “almoço rápido e consistente. A pausa necessária para continuar o dia bem nutrido”. Quem manda no endereço, sem dúvida, são as caixinhas em duas opções: fria e quente e fria.
Fui laçada pela proposta mais sofisticada do que as marmitas tradicionais assim que a tampa do Bento Box desapareceu. Demorei os olhos nos detalhes das porcelanas chinesas, percebi a harmonia e suspirei esquecendo de tudo naquele instante. Olhos na comida. Finalmente, fui aos sabores.
A marmita japonesa foi sofisticada
A marmita japonesa foi sofisticada
A degustação de nove pratos, quentes ou frios, que aparecem na caixa de madeira seguindo o modelo dos mais tradicionais restaurantes japoneses é para mim, que costumo comer pouco, até demais. Saladinha bem temperada e uma sopa de missô vem antes.
Antes de a caixa do Bento Box abrir tem missô e salada
Antes de a caixa do Bento Box abrir tem missô e salada
Trocaria o tartar
de salmão, porque opto pelo selvagem que não nada nessas bandas, pelo picles
de pepino
, ou pela salada de alga marinha, ou ainda pelo tempurá,
quem sabe pela anchova grelhada, ou o ceviche filipino. Ainda acompanhavam
o tonkatsu de ostra e os cogumelos salteados, além do uramaki.
Se o expediente não continuar à tarde a escolha é a carta de vinhos e saquês. O Hai Low, de 30 lugares, funciona de segunda a sexta para almoço, das 11h30 às 15h e pode atender eventos. Para reservar ou saber mais sobre o funcionamento é só ligar para (41) 3532-0150 ou mandar uma mensagem pelo WhatsApp (41) 99961-1599.
E tudo termina em grande estilo, com o reforço de chef pâtissier Juliano Dias na nova cozinha do hotel, os doces prolongarão o sonho.
Fotos do Fábio Dickmann.
Rua Visconde de Nacar, 1424 - Centro - Curitiba(PR)
Telefone: (41)
3532-0150
WhatsApp: (41) 99961-1599