Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Varanda da Trapiche, um novo e saboroso encontro a cada sábado
A Sopa Leão Veloso foi a atração do frio sábado da semana anterior na Trapiche. Foto: Anacreon de Téos
Há um bom tempo a Trapiche deixou de ser apenas uma loja de venda de pescados. Isso foi lá atrás, no início, quando lidava apenas com congelados, trazidos diretamente de Itajaí (SC), cidade de origem da empresa.
Com o tempo, vieram os peixes e frutos do mar frescos e o portfólio foi se ampliando, principalmente a partir da casa nova, bem mais ampla e bonita, na mesma rua Princesa Izabel.
A gama de produtos oferecidos é bem vasta e vai de caldos (carne, legume e frango) até vinhos, passando por massas raras, temperos, molhos, pimentas e o que mais se possa imaginar. Como um aquário, com água marinha, onde as ostras frescas ficam à vontade, à espera dos clientes (aliás, foram liberadas agora, depois da maré vermelha, e já estarão disponíveis neste fim de semana.
Como se não bastasse isso, agora também tem show de sabores na varanda. Todo sábado tem ótimos momentos de pescados e vinhos aos clientes. Com menus especiais, das 11h às 15h as pessoas aproveitam o acolhedor espaço e usufruem de pratos criados e executados ali mesmo, na bem equipada cozinha gourmet, por Bernardo Fuck, sócio-proprietário da Trapiche e também chef de cozinha, formado pelo Centro Europeu.
Ele mesmo cozinha e sempre apresenta pratos apetitosos e adequados ao clima. Semana passada, por exemplo, com tempo frio em Curitiba, apresentou, como atração especial, uma Sopa Leão Veloso, a tradicional sopa carioca, servida numa cumbuca de barro (a melhor que já provei nos últimos tempos).
Mas não é só isso. Todo os produtos disponíveis para venda podem ser preparados e consumidos ali, conforme o desejo de cada um – e sai pelo preço de etiqueta de venda. Por exemplo: alguém comprou uma peça de atum e pediu para fazer selado, com uma crosta de gergelim. Foi feito e aprovado.
Para este sábado (17/08), com previsão de temperaturas elevadas durante o dia, a opção de escolha ficou em antepastos frios, boa parte deles disponível para venda direta nos dias de semana. Então, o menu ficou assim:
- Cuscuz à paulista de camarão, da vó Bernadeti
- Salmão defumado a frio (48h de cura + 6h de defumação), acompanhado de cream cheese batido à mão, cebola roxa e mini alcaparras
- Marinada de lula e camarão
- Patê de salmão defumado
- Vinagrete de marisco nacional
- Polvo com mini batatas
- Ceviche de tilápia
- Bottarga pururuca com hortelã
- Coquetel de camarão com molho rosé
- Azeitonas verdes da sicília
- Mix de azeitonas
- Muçarela de búfala
- Focaccia e pão português de fermentação natural
- Espetinhos de meca, camarão e polvo, preparados (grelhados) na hora
Para permitir mais espaço aos clientes e maior conforto para quem vai consumir no local, a Trapiche ocupou parte do estacionamento com uma varanda, onde foram dispostas algumas mesas. Em alguns eventos é utilizado o espaço interno, onde tem uma cozinha muito bem equipada e oito lugares à mesa, exatamente defronte ao cozinheiro da ocasião.
Para o encontro deste sábado, esta parte será usada como uma espécie de buffet, onde estarão dispostos todos os itens, para que a própria pessoa possa se servir, com preço de R$ 19,90 a cada 100g.
A adega da Trapiche está disponível para a escolha de vinhos a quem desejar harmonizar e também será servido vinho em taça, ao preço de R$ 20 a taça com 150 ml.
A Varanda da Trapiche funciona das 11h às 15h e, aos interessados, é recomendável reservar, pois o espaço é pequeno.
Trapiche Pescados
Alameda Princesa Izabel, 1710 – Bigorrilho
Instagram: @trapichepescados
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br