Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Última chance de provar o Menu Degustação "Profundidades", do chef Danilo Takigawa

Polvo: creme de milho, polvo assado na churrasqueira, picles de tomate com pimenta longa, crocante de mandioca - um dos principais destaques do menu degustação do ASU. | Foto: Munir Bucair Filho
Mais uma chance de provar o intrigante e arrebatador Menu degustação do chef Danilo Takigawa no ASU. Será nesta quarta-feira (07), depois de grande expectativa desde que foi servido pela última vez, em meados de abril.
Danilo se entrega todo, a cada uma das oito etapas do cardápio, que também ganha uma bela versão visual, a partir do talento e da inspiração da artista Nariman Handar, convidada por Takigawa para criar uma ilustração inspirada nos sabores da experiência, apresentada no menu físico servido nas noites da degustação. Ficou lindo.


Como se sabe, o ASU trabalha basicamente com o serviço à la carte e o retorno dos clientes é interessante. Mas um cozinheiro criativo como Danilo Takigawa não consegue ficar sem criar e criar. A coceirinha aumenta e ele, então, põe em prática toda sua técnica, todo seu conhecimento para expressar seu estado de espírito, na relação com cada insumo e cada tipo de ingrediente.


O resultado, mais uma vez, é uma sequência equilibrada de pratos, que compõem o menu degustação “Profundidades” e se completam à medida que vão sendo servidos. E tudo começa com os dois snacks, que chegam juntos à mesa, Ostra e Berinjela. A composição da Ostra tem a Ostra baby, com salsa de capim-limão, azeite de pimentas do ASU e brócolis defumado, contrapondo a acidez e a fumaça, em resultado interessante. Mas a Berinjela me encantou, a começar pelo resultado obtido com o crocante de macarrão. Sim, cozinha o macarrão, processa, seca e frita, formando a base do petisco, que leva, por cima, o toque terroso do creme de batata com azeite de funghi, berinjela assada na churrasqueira, picles de cebola, singelos cogumelos enoki, tudo isso coberto com pó de couve. Além de saboroso, muito bonito.


A seguir, chega a Salada (alface romana baby aberta e, por cima, salsa de camarão, vinagrete de couve-rábano, crocante de noz-pecã caramelizada, queijo curado de ovelha e crocante de arroz negro). Como uma segunda entrada, Flatbread: Flatbread (o pão ázimo) 30% integral, creme de ricota noisette, lula com óleo de gergelim torrado, salsa de ervas (nirá e pimenta de cheiro) e raspas de limão siciliano, com folhas de salsinha e manjericão roxo.
O primeiro dos pratos principais é o Peixe. É apresentando em prato fundo (chapéu), com uma base de salsa de marisco e leva creme de inhame com coco seco, vinagrete de pimenta cambuci com azeite de manjericão e um surpreendente pó de morango fermentado, que cobre o peixe grelhado na churrasqueira. A escolha do peixe sempre depende da melhor oferta do dia no mercado.


Ainda do mar, vem a etapa seguinte: Polvo: creme de milho, polvo assado na churrasqueira, picles de tomate com pimenta longa, crocante de mandioca. O toque defumado do polvo macio atrai, o resultado é bom. Mas o que me atraiu mesmo foi o creme de milho, completamente diferente de tudo o que já havia provado. É feito com manteiga e cebola caramelizada, mexendo e mexendo até ganhar ponto. Não resisti e pedi a receita pro chef. Reproduzi e ficou bom, claro que nem tanto quanto o dele.
Para fechar os pratos principais, a vez da carne, Wagyu - a carne de Wagyu é assada no ponto certo e vem com batata-salsa cozida no caldo de legumes e frita, vinagrete de couve-flor, um crocante de batata-salsa, completando com glace de porco.

Dois itens doces completam a jornada. Uma pré-sobremesa, Maçã (Maça grelhada com especiarias, azeite de manjericão, sorvete de coco e castanha-de-caju) e a sobremesa propriamente dita, Pêssego. Trata-se de um bolo de amêndoas com mousse de café e creme de chocolate, com calda de pêssego, sorvete de iogurte e tuíle de amêndoas com nibs de cacau. Encerramento perfeito e adequado para a noite.
Como se já não bastasse tudo o que descrevi, esse menu degustação por ser harmonizado. São bebidas selecionadas pelo bartender Victor Gonçales, reforçando a proposta contemporânea e descomplicada do ASU. O cliente tem à disposição uma curadoria de vinhos brasileiros, rótulos de cervejas especiais e coquetéis autorais, criados para acompanhar a evolução do menu. Dá muito certo.
Essa é, então, a última chance de provar essa obra de arte do chef Danilo Takigawa. As reservas devem ser feitas com antecedência, pois a procura tem sido grande. E é bom lembrar que nessa ocasião o restaurante funcionará exclusivamente para a degustação, com vagas limitadas e, reforçando, reserva antecipada.
ASU Restaurante
Alameda Augusto Stellfeld, 813 – Centro
Valor do menu degustação: R$ 470 por pessoa
Harmonização opcional: R$ 380 por pessoa
Reservas: (41) 4141-5231 (WhatsApp)
Instagram: @asurestaurante