Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Toda a sensibilidade de Lucas Amaral no novo menu degustação do Emy
Nori katso roll - Cilindro de alga nori recheado com tartar de porco moura, temperado com molho de ostras, gochugaru e limão siciliano. | Foto: Anacreon de Téos Anacreon de Téos
O chef Lucas Amaral acaba de lançar seu novo menu no Emy by Kazuo.
É importante explicar que Amaral, que está efetivamente no comando do restaurante curitibano, possui quase 10 anos de experiência ao lado do chef Kazuo Harada. Desde os tempos do Copacabana Palace, os três anos seguidos de estrela Michelin do restaurante Mee.
A convivência e as preferências de cada um deles fazem com que passem a impressão de serem um só, ressalvadas as devidas particularidades. E é exatamente isso que se pode sentir no novo cardápio, que possui oito tempos e proporciona uma viagem à Ásia pelo paladar.
O menu contempla preparos asiáticos diversos, do Japão e de países próximos e está disponível todos os dias para o almoço e jantar, ao custo de R$ 270.
Quer saber o que tem? Eis aqui:
Edamame
Nori katso roll (Cilindro de nori recheado com tartar de porco moura, temperado com molho de ostras, gochugaru e limão siciliano). É como se fosse um cannolo, aquele canudo recheado, doce siciliano. Só que ele faz com a alga nori, aquela mesma que o pessoal conhece por compor os sushis. A apresentação, pelo visual, remete a uma obra de arte. Aliás, é mesmo uma obra de arte.
Tosazu (Sashimi de peixe azul – xaréu -, temperado com gengibre fresco, cebolinha, chips de alho e ovas de salmão, servido com rabanete e molho tosazu). O xaréu é um peixe de carne levemente rosada, de sabor intenso e levemente adocicado, contrastando com o sabor do molho tosazu.
Shake zuke (Sashimi de salmão maturado, pimenta togarashi, ovas de mujol e molho de misso com laranja kinkan). Sim, tinha salmão, mas a maturação dá um upgrade sensível ao paladar final, com o delicioso molho de toque agridoce.
Xiao long bao (Dumpling recheado com creme de pimentão defumado, alho-poró tostado e castanhas, servido com caldo à base de tsuyu – vegetariano). Dumpling é uma das preferências do chef, que, aqui, consegue incluir um recheio de pimentão sem qualquer sabor mais agressivo do legume.
Wagyu bao (Blend de wagyu grelhado, servido com cebola roxa caramelizada, picles, alface americana, gema de ovo curada e maionese de gochujang). Foi, de todos, o que mais apreciei. Um pequeno hambúrguer, mas de wagyu marmorizado e com uma gema curada para amalgamar. Vem aberto, com as duas metades do bao exibindo os recheios. A cebola caramelizada, então...!!
Peixe ao curry (Peixe do dia – pescada amarela - marinado no curry amarelo e cozido no vapor, envolto em folha de bananeira, servido com bok choy, salada fresca e creme de curry amarelo com abacaxi). Outra feliz combinação de ingredientes. O curry ressalta o abacaxi, a pescada é suave e a acelga chinesa oferece a crocância necessária.
Chocolate chui (Texturas de chocolate com um bolo de cacau 100%, terra de cacau feita com castanhas, trufa de chocolate 70%, mousse de chocolate meio amargo e coulis de frutas vermelhas, servidos com raspas de limão siciliano e flor de sal). Uma sobremesa na medida para quem aprecia chocolate, em suas texturas.
Lucas Amaral foi, aos poucos, conquistando o espaço dele junto aos curitibanos. Que hoje entendem o que ele representa para o Emy, que nem sempre terá a presença de Kazuo Harada, que, na confiança total no companheiro, pode dedicar mais de seu tempo a gerir o premiado restaurante Kazuo Asian Cuisine, que faz sucesso em São Paulo.
Claro que não é assim, mas bem que, agora, com o menu autoral, seria possível chamar o restaurante de Emy by Amaral. Não é mesmo?
Emy by Kazuo
Shopping Pátio Batel, Piso L1
Avenida do Batel, 1868 – Batel
Instagram: @emyrestaurant
Reservas: (41) 99149-6447
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br