Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Terra Madre divulga menu dos 20 anos e traz Bassoleil para compor o time

Chef Emmanuel Bassoleil, com Ivan Lopes e Lenin Palhano, na cozinha do Terra Madre, em 2010. | Foto: Arquivo
Definido o menu para o jantar de 20 anos do Terra Madre Ristorante (publiquei sobre o evento dias atrás, confira aqui). Mas, com a distribuição dos pratos, também surge outra novidade, um reforço internacional na brigada da cozinha para a data tão especial: Emmanuel Bassoleil.
Não que o aplaudido chef francês tenha tido qualquer participação na escalação dos chefs do restaurante através dos tempos. Mas já conhece muito bem aquela cozinha, tantos foram os eventos dos quais participou, dividindo inspirações com os cozinheiros titulares da casa. Como naquele julho de 2016, quando dividiu as panelas com Simone Brunelli, então responsável pelo restaurante (confira o que escrevi na ocasião). Ele já tinha vindo em 2010, quando Ivan Lopes era o chef e Lenin Palhano seu imediato.
Nada mais natural, portanto, que ele tenha participação efetiva na programação saborosa do próximo dia 21, apresentando suas criações no cardápio oficial da data, juntando-se aos cozinheiros que fizeram a história do Terra Madre. Márcia Borges chefia o Terra Madre há três anos. Rodrigo Martins foi o consultor que participou do projeto gastronômico inicial, lançado em 2005, e depois colaborou em diferentes fases. Já Ivan Lopes, Lenin Palhano e o italiano Simone Brunelli chefiaram a cozinha em anos seguintes, também marcando época.
Esses convidados, juntamente com outros profissionais e o fundador do restaurante, o empresário Raphael Zanette, fizeram do Terra Madre um dos principais protagonistas e agentes transformadores da gastronomia curitibana nas últimas duas décadas. Conhecido por ser um “celeiro de chefs” premiados, antecipar tendências e cultuar sempre a boa comida e os bons vinhos, a casa comemora essa trajetória com um menu que mescla influências italianas, toques contemporâneos, ingredientes nobres e pratos que são assinaturas de seus criadores.

O menu especial de seis tempos, preparado exclusivamente para este jantar, já tem composição definida.
Entrada, chef Lenin Palhano: Atum com creme de mexilhões e salada de maçã com siri.
Primeiro prato, chef Ivan Lopes: Filhote com crosta de castanha do Pará, fregola e tucupi (este foi um clássico do restaurante).
Segundo prato, chef Márcia Borges: Ravióli recheado com ragu de javali.
Terceiro prato, chef Rodrigo Martins: Tagliata de manzo com risoto de cogumelos e nibs de cacau.
Sobremesa, chef Simone Brunelli: Releitura do clássico Tiramisù.
Petit fours, chef Emmanuel Bassoleil.
O menu de seis tempos terá o preço de R$ 345 por pessoa ou R$ 639 por casal.

Terra Madre Ristorante
Rua Desembargador Otávio do Amaral, 515 – Bigorrilho
Instagram: @terramadreristorante
Reservas: WhatsApp (41) 3335-6070