Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Ronaldo Fogaça assume o comando da cozinha do Ichigo Ichie

Embora já viesse exercendo a função, chef Ronaldo Fogaça assume de vez o comando da gastronomia do Ichigo Ichie. | Foto: Kauna Bechtloff
Novidades no Ichigo Ichie. Ronaldo Fogaça assume como novo chef da casa, no lugar de Regis Shiguematsu. A rigor, apenas formaliza uma situação que já vinha ocorrendo no restaurante, pois já era dele o comando das operações no dia a dia, com as ausências constantes do então titular, que relatava questões familiares, para permanecer mais tempo em São Paulo.
Fogaça atuava na casa como sous chef desde a inauguração, há um ano e meio, e vinha pavimentando a conquista de sua primeira chefia ao aliar uma técnica apurada e detalhista, com criatividade e carisma. Para se ter uma ideia, no mais recente evento especial do restaurante, um jantar em parceria com o restaurante Ile de France e a importadora Clos de Borgeaux, comandando a noite, já assinou todo o cardápio e surpreendeu com o diálogo estabelecido entre duas das mais cultuadas cozinhas do mundo, a francesa e a japonesa. Sua criatividade e seu discernimento na escolha dos ingredientes a serem combinados chamou a atenção de todos os presentes, que não pouparam elogios ao sushiman.


Naquela noite, o chef começou apresentando Ussuzukuri (finas fatias de robalo, regadas ao molho cítrico) logo na entrada, a combinar com os Escargots à la Bourguignonne (dupla de escargots na manteiga temperada), elaborados pela brigada da cozinha do Ile. Ao anunciar os sushis especiais, eram feitos com diferentes cortes de Atum bluefin espanhol: otoro, chu-toro e akami.
E aí, para encerrar, os quentes. Enquanto os franceses vinham com o clássico Bouef bourguignon (carne preparada no vinho tinto), Ronaldo Fogaça chegou com dose dupla: Lichia com foie gras e Steak tartar de wagyu, foie gras e molho teriaki. Foi um sucesso, tirando aplausos gerais da seleta clientela da noite.


Aos 37 anos, Chef Ronaldo assume sua primeira chefia, como fruto de uma carreira sólida e surpreendente. Seus dez anos de trabalho com a comida japonesa iniciaram no Aizu Japanese Cuisine, em 2015, onde (trabalhando de auxiliar de pedreiro na finalização da obra – escrevi sobre o assunto, confira aqui) se interessou pelas coisas da cozinha e principiou seu aprendizado, logo passando para a cozinha e, depois, balcão de sushi bar. Do Aizu, passou por um outro restaurante que foi referência na alta esfera japonesa, o Con Cozinha Oriental, que teve unidades em Curitiba e Balneário Camboriú.
No Ichigo Ichie, Ronaldo já iniciou sua atuação como sous chef e participou de toda implantação da casa, atuando ao lado de Shiguematsu. Era o responsável por toda a administração do sistema de alimentos e garantia a qualidade em alto nível dos pratos apresentados, mesmo nos longos período de ausência do titular.
Tenho certeza que o Ichigo Ichie vai voar ainda mais alto. Ronaldo Fogaça vinha se contendo, pelo respeito e pelo aprendizado que teve com o seu então comandante. E, nesse tempo, foi armazenando um repertório de criações ou de produções que agora começam a vir à tona. Como já ocorreu naquele jantar magno de dias atrás, ao qual me referi acima.
O Ichigo está pronto para se submeter à inspiração de Ronaldo Fogaça. E ele, agora como chef, está mais do que pronto para decolar em uma nova e saborosa história. Sua promoção foi apenas um ato natural, oficializando a função de quem já era ativo na longa jornada diária de cada momento gastronômico oferecido pela casa. Agora, com a conquista da chefia do premiado restaurante, planeja novidades, com toques contemporâneos no cardápio e a realização de eventos temáticos e com chefs convidados, de Curitiba e também de outros estados.
Belos e saborosos momentos se prenunciam pela frente.
Ichigo Ichie
Jantar: de segunda-feira a sábado, das 19h às 22h.
Almoço: sábados, do meio-dia às 14h.
Avenida Sete de Setembro, 5970 - Seminário
Instagram: @ichigocuritiba