Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Vem aí mais um jantar daqueles exclusivos do Fujii Cozinha Japonesa

08/04/2025 15:45
Thumbnail

akinikudon - fatias de denver apenas seladas, gomadashi, cebolinha, gema de ovo curada e arroz gohan. Uma das atrações certas do jantar do Fujii. | Foto: Anacreon de Téos

Mais uma noite de sabores irresistíveis está programada para esta quinta-feira (10), no calendário de eventos especiais do restaurante Fujii Cozinha Japonesa, certamente um dos principais restaurantes do gênero em Curitiba.
A exemplo do que ocorreu no mês passado e seguindo a intenção de sempre promover um jantar na segunda quinta-feira feira de casa mês, o chef Vinícius Fujii terá um atraente banquete à la carte, com os pratos expostos em menu e à disposição da escolha do cliente, conforme o item que mais interessar.
Lembrando que o Fujii funciona no Mercado Municipal de Curitiba, que não tem expediente noturno. Quando os restaurantes que lá funcionam decidem organizar algum evento, além do horário de fechamento, solicita autorização e só pode realizá-lo mediante reserva prévia, para que as pessoas possam ser identificadas pela segurança na porta do mercado.
Vinícius Fujii em ação, criando os pratos com a sensibilidade que só ele tem. | Foto: Anacreon de Téos
Vinícius Fujii em ação, criando os pratos com a sensibilidade que só ele tem. | Foto: Anacreon de Téos
Nesta quinta, então, a exemplo das ocasiões anteriores, há necessidade de reserva antecipada (aliás, o número de pedidos é grande e restam poucas vagas) para quem se interessar poder desfrutar da profusão de aromas, texturas e sabores a cada nova etapa. O jantar de março foi o primeiro com a experiência do serviço à la carte, pois, até então, nas promoções anteriores, Vinícius Fujii criava um menu degustação para apresentar a sequência dos pratos a serem servidos. Menu confiança total.
Mas como o sistema de escolha à la carte funcionou muito bem, será novamente repetido, permitindo que cada comensal escolha o que deseja provar e consumir. Alguns pratos daquela noite serão repetidos (até mesmo por conta de pedidos dos clientes) e outros novos comporão o cardápio a ser apresentado agora.
Para se ter uma ideia, em março, a ementa de entradas tinha Oden (espécie de sopa, contendo brotos de bambu cultivados na chácara da família Fujii), Berinjela com Ponzu, Sakana Katsusando (sanduíche com peixe grelhado), Buta Kakuni (pancetta de porco cozida em dashi, deliciosa), Chahan, Missoshiro com vôngole (o do dia a dia não tem o vôngole) e Guioza ebi (de camarão).
Entre os pratos principais, Tempurá, Temaki Unagui (unagui é aquela enguia de água doce, de sabor incrível), Temaki tamago mentaiko (omelete e ovas de bacalhau picantes), 8 unidades de Sashimi, 10 unidades de Sushi, Mini tirashi de caranguejo das neves, neguitoro (a carne do atum raspada das cartilagens) e vieira, 4 unidades de Futomaki (de diâmetro maior que o hossomaki), Tempurá variado, Tonkotsu ebi ramen, Black cod, Nizakana e um Yakinikudon que não me esqueço de seu sabor até agora. Eram fatias de denver (um corte do dianteiro do boi, aqui, no caso, de Black Angus) apenas seladas, gomadashi (tempero pastoso, feito com muitas sementes de gergelim ao mirin, molho de soja e açúcar), cebolinha, gema de ovo curada e arroz gohan.
Para este próximo jantar, as entradas serão: Berinjela com Ponzu, Tempurá, Horenso (o espinafre japonês), Hossomaki neguitoro/uni/ikura, Unaguidon (unagui sobre cama do arroz gohan), Oniguiri mentaiko, Tamago sando (sanduíche recheado com aquela omelete), Sashimi com azeite, Chawanmushi com ikura e Mini tirashi neguitoro /ikura.
Os sushis apresentados no jantar anterior: Hossomaki de tamago, com uní e ikura, Nigiris de pargo, Otorô de bluefin e Akami de bluefin. | Foto: Anacreon de Téos
Os sushis apresentados no jantar anterior: Hossomaki de tamago, com uní e ikura, Nigiris de pargo, Otorô de bluefin e Akami de bluefin. | Foto: Anacreon de Téos
De pratos principais, a escolher entre, Black cod, Kitakata Ramen, Combinado 10 unidades (sequência niguiri), Combinado (sequência fatias em sashimi), Harussame, Missoshiru com vôngole e Temaki caranguejo das neves). Além do Yakinikudon, que já citei acima como meu favorito do jantar anterior e que está sendo repetido, para gáudio dos próximos presentes. Lembrando que os sushis variados e os sashimis só têm suas definições no dia, conforme a oferta do mercado.  
O restaurante dispõe de uma boa carta de vinhos, além de sushis de gabarito, cervejas e destilados. A quem quiser encontrar sugestão para harmonização, a sempre simpática sommelière Julia Barciki orienta cada um, a todo momento.
Tão especiais são essas noites, que as reservas estão praticamente esgotadas, pois o sistema do Fujii é sempre priorizar os clientes que estão previamente credenciados. Mas, os interessados que ainda não fazem parte do rol do restaurante, podem entrar em contato para futuras habilitações, como, por exemplo, o jantar de maio, que, a princípio seria no dia 8 (e um belo presente para o Dia das Mães).
Fujii Cozinha Japonesa
Mercado Municipal de Curitiba - Box 194
Avenida Sete de Setembro, 1865 - Centro
Telefone e WhatsApp: (41) 3114-8393

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail