Luiz Augusto Xavier
Panela do Anacreon
Parecem vieiras, mas são botões de lula – pode acreditar. Fiz com tempero thai
Dias atrás recebi um WhatsApp do (talentoso) chef Giuliano Hahn, do Armazém Santo Antônio, exibindo uma foto e uma pergunta: “o que acha que é isso? ” À primeira vista seriam pequenas vieiras e foi o que respondi. Ele também achava que sim, mas disse que uma amiga insistia que fossem lulas, cortadas de maneira especial. Hahn até me enviou algumas unidades, dizendo que eram lulas mesmo e que poderiam ser encontradas na Peixaria Tatiana, no Seminário. E não é que eram mesmo?

Tentei entender o processo e o Juarez Gerhardt, lá da Tatiana, me explicou. São enormes lulas chilenas, das quais os tubos são abertos em mantas e os anéis (esses que a gente compra normalmente nas peixarias) são moldados por aros. Um mais largo, outro de diâmetro menor, até que sobra um miolo em formato de botão. Pronto: botões de lula.
Já tinha visto uma vez em supermercado, pacote congelado, com todas as peças juntas. Não dava para perceber o que era e não me interessei. Na Tatiana, o cliente encontra as peças congeladas separadamente, o que permite comprar a quantidade desejada (a R$ 79,90 o kg). Claro que levei e já tinha até em mente a receita que iria fazer.
A original pedia lula em anéis e, se são a mesma coisa, por que não usar os botões?
Fiz e deu muito certo. Vale como entrada, em potinhos, ou em prato principal, com arroz jasmim tailandês.
O leite de coco e os demais ingredientes tailandeses podem ser encontrados em lojas de produtos asiáticos. Se quiser utilizar o leite de coco normal, não cremoso como o nosso, pode engrossar o caldo com 1 colher (sopa) de farinha de trigo.
Bom apetite!
Peixaria Tatiana
Avenida Nossa Senhora Aparecida, 783 - Seminário
Fones: (41) 3274-8785 e WhatsApp 99876-5529
Instagram: @peixariatatiana



