Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Jantar à luz de velas e música clássica em noite especial na Cantina Baviera

Velas em todos os cantos da Cantina Baviera, preparando cenário para o jantar/concerto da próxima quarta (04). | Foto: Farid Majid
Tente se imaginar num palacete daqueles antigos, dos tempos em que a energia elétrica ainda não havia se consolidado. Aí o convite para um jantar, pomposo, à luz de velas e, a seguir, o som de música clássica executada ao vivo, acústica (evidentemente), ecoando por entre as mesas, em todos os espaços do salão.
Sonho? Delírio? Não, tudo isso é possível. Melhor, será possível já nesta próxima quarta-feira (04), a partir das 19h, no que está sendo chamado de Candlenight por Márcio Borges e parceiros de iniciativa na Cantina Baviera.
O Baviera, aliás, tem toda a sua tradição de mais de 50 anos de funcionamento marcada pelas velas. Nos antigos tempos, as mesas eram iluminadas por velas afixadas sobre garrafas de vinho, que, à medida que iam queimando e derretendo, a cera escorrida grudava nas garrafas e marcava a cena.
Quando a luz elétrica encorpou e tornou desnecessária a utilização de velas à mesa, as garrafas permaneceram como decoração e assinatura do restaurante. Com o passar dos tempos, algumas delas foram doadas a clientes tradicionais, guardadas como relíquias.
Quando, em 2021, Márcio Borges adquiriu o restaurante – que corria o risco de fechar -, já de pronto tratou de garantir todas as tradições (leia o que escrevi na época) e ainda resgatar algumas que já tinham se perdido com o tempo. Como os jantares à luz de velas.
Alimentando esse desejo desde então, finalmente agora consegue vê-lo se concretizar, com essa noite que se aproxima e terá, certamente, tudo para ser inesquecível.

A Candlenight será um jantar/concerto, à luz de velas, ao estilo Baviera. Para tanto, o número de velas e castiçais foi ampliado e haverá músicos, de orquestras da cidade, executando cortes de grandes obras clássicas. Com piano de cauda, violoncelo e violino, em espetáculo acústico e imersivo.
O jantar será servido em três tempos e, durante a sobremesa, o concerto será iniciado. O tema musical da noite será “The Great Classics”, com obras primas da música clássica, temas que fixaram a história do cinema e outros marcantes na vida de muita gente.
O concerto terá duração aproximada de 40 minutos, com o seguinte repertório:
Canon em Ré (Pachelbel)
Primavera – I movimento (Vivaldi)
Salut d’Amour (Elgar)
Meditation de Thaïs (Massenet)
Eine kleine Nachtmusik – I. Allegro (Mozart)
Cinema Paradiso – Tema de Amor (Morricone)
Inverno – I movimento (Vivaldi)
Intermezzo – Cavalleria Rusticana (Mascagni)
Air on the G String (Bach)
Ode to Joy – Hino à Alegria (Beethoven)
Sonata em Fá – I movimento (Händel)
Ave Maria (Bach / Gounod)
Clair de Lune (Debussy)
La Vie en Rose (instrumental)
Por Una Cabeza (Gardel)
The Godfather – Love Theme (Nino Rota)

Os pratos da noite
Para a definição do menu foram selecionados alguns pratos, dentre os quais o cliente escolherá a sequência desejada de prato principal e sobremesa.
Como entrada, Pãozinho campanha com longa fermentação, recém-saído do forno, Antepasto de berinjela, Molho de pimenta defumado, Terrine de gorgonzola e Manteiga aromatizada com ervas frescas e limão.
Serão três as sugestões para prato principal: Ravióli pumpkin (ravióli de abóbora com molho de grana padano e amêndoas, ao molho de trufas), Rondelli de queijo & Mignon (Massa recheada com queijo e presunto, servida com escalope de mignon e molho branco) e Lasagna à Baviera (a famosa lasanha, de camadas de massa extremamente finas, com molho sugo, muçarela e presunto).
Para a sobremesa, a escolha recairá sobre duas opções: Brownie com sorvete de creme (brownie de chocolate 50% cacau, com calda de ganache de chocolate e sorvete de creme) e Pudim de caramelo cinquentenário (pudim de leite com calda de caramelo, clássico da casa).

Os valores para os menus variam entre R$ 200 e R$ 260 (bebidas à parte), de acordo com o posicionamento das mesas, mais próximas ou distantes dos músicos, embora a casa assegure que todas as categorias garantem a mesma experiência gastronômica e sonora.
A procura tem sido grande e a recomendação é que as reservas sejam feitas com antecipação, pelo telefone (41) 3232-1995, no Instagram @cantinabaviera ou site www.cantinabaviera.com.br.
Cantina Baviera
Rua Augusto Stellfeld, 18 – Centro

