Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Jantar a 4 mãos no QCeviche junta sabores do Peru e do Paraná

Os chefs Isidoro Troyes e Paulo Gubert cozinham juntos no QCeviche nesta quina (16). | Foto: Anacreon de Téos | Montagem: Denise da Vinha
Uma interessante fusão entre a gastronomia peruana e a paranaense está para acontecer em Curitiba. E será nesta noite de quinta-feira (16), num jantar anunciado para o QCeviche, batizado como Cena a quatro manos, juntando, na mesma cozinha, o chef titular da casa, o peruano Isidoro Troyes, com o chef paranaense Paulo Gubert, de boas passagens e bons sabores na gastronomia curitibana.
Troyes já está há algum tempo em Curitiba, sempre à frente do QCeviche. Talentoso chef peruano, é conhecido por trazer a autêntica culinária de seu país, a ponto de fazer uma horta num dos jardins do hotel para plantar produtos típicos de lá, como a erva huacatay. Seus ceviches foram reconhecidos como alguns dos melhores da cidade.
Já Paulo Gubert é da escola francesa, com formação pelo curso técnico do Centro Europeu de Chef de Cuisine e Restaurater. Começou sua carreira na cozinha no Costão do Santinho Spa e Resort, trabalhou no Curitiba Origens, At Home Cozinha Internacional, Paneolio, Oli gastronomia e Salumeria Ristorante. Foi sócio proprietário de uma delicinha de lugar, o Lobert Bistrô, por 6 anos (não resistiu à pandemia). Após isso, assumiu a cozinha da Zahill Resto Wine, passou por outras cozinhas, até inaugurar e montar o cardápio do Gards Rooftop, no início deste ano.
Nenhum dos dois cozinheiros é responsável por um prato específico. Quando a ideia se encorpou, decidiram criar o cardápio juntos e, por isso, cada prato tem o que de ambos, resultando em propostas bem atraentes.
Para iniciar, o Couvert - um clássico curitibano reinventado, a Carne de onça, servida com focaccia de banana e um toque de azeite de basílico.
A entrada será Tartare de atum, mas nada com eles pode ser tão simples e óbvio assim. Serão cubos de atum fresco, temperados com óleo de gergelim torrado, um toque de limão, servidos na folha de endívia e acompanhados de molho de ostra e chips de batata-salsa (que eles chamam de mandioquinha, como os paulistas chamam).
Serão dois os pratos principais e, no primeiro deles, chega um Magret de pato, ao ponto, fatiado, servido com molho veloutè de cerveja, acompanhado de cremoso purê de batata-doce e pérolas de ají amarillo para finalizar. Essas pérolas são feitas com ágar-ágar e dão não só mais sabor, como ótimo efeito visual.
O outro prato de fundo será o mais intrigante de todos: Barreado de cordeiro. É o processo do tradicional barreado paranaense, com um toque peruano, só que feito com carne de cordeiro (em vez da carne bovina), perfeitamente temperada e desfiada. É servido com risoto clássico de coentro, acompanhado de nuggets de banana.
De sobremesa, Brownie de chocolate branco. Até aí, tudo bem. Só que o doce vem acompanhado de sorvete de chicha morada (é aquela bebida típica peruana, feita com milho roxo, frutas e especiarias) com vinho, uma calda de doce de leite, farofa crocante de quinoa e tuille de canela.
A Cena a quatro manos já existe desde 2023 e o primeiro chef convidado para dividir a cozinha com Troyes foi Felipe Silva, chef do Osli Restaurante, de Florianópolis. Depois dele vieram o chef Carlos Lopes, do hotel Mercury Itajaí Navegantes; chef Rolando Limo do Grand Mercure Curitiba Rayon e, mais recentemente, seu conterrâneo Carlos Alata, dos restaurantes Nuu Nikkei e La Chingona, em Curitiba.
O valor do jantar desta quinta foi fixado em R$ 169 +10% de taxa de serviço.
Reservas pelo link na bio @qcevichecuritiba.
Q Ceviche Cocina Peruana
Novotel Curitiba Batel
Rua Dr. Pedrosa, 288 – Centro
Fone: (41) 3197-2755
Instagram: @qcevichecuritiba