Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Ile de France é único brasileiro em seleto grupo de restaurantes franceses

O restaurante curitibano Ile de France é o único brasileiro incluído na Association de Sauvegard de L’Œuf Mayonnaise. | Foto: Divulgação
Uma conquista muito importante para o Ile de France. O restaurante francês mais tradicional de Curitiba, acaba de se tornar membro da Association de Sauvegard de L’Œuf Mayonnaise, a ASOM, sediada em Paris. Depois de dois anos servindo aquele que é a estrela da associação, o Œuf Mayonnaise, o Ile de France consolida a sua participação na associação como o primeiro restaurante sul-americano (e, consequentemente, brasileiro) a estar entre restaurantes e bistrôs tradicionais da França.
O prato não fazia parte do cardápio regular do Ile, mas constava dos primórdios do estabelecimento, fundado em fevereiro de 1953 pelo casal de franceses Emile e Janine Decock, oriundos da região da Normandia. A receita utilizada para ser servida no retorno do prato ao menu é original de Emile, justamente com os princípios básicos que a tradição francesa exige.
A ASOM foi fundada pelo crítico gastronômico francês Claude Lebey, em 1990, e é voltada à defesa e a valorização desse clássico da culinária francesa, regido pelo lema “Le temps passe, les oeufs durent” ou “o tempo passa, os ovos duram”. Isso porque o ovo vinha sendo defenestrado nos anos 80, por linhas de dietas restritivas a ele, fazendo com que esse importante ingrediente fosse excluído dos menus de importantes restaurantes tradicionais da França. Lebey, sempre em defesa dos preparos clássicos e bem feitos, iniciou um movimento junto a chefs muito importantes da época, como Ducasse e Robuchon, para que processos e ingredientes relevantes não se perdessem. Hoje o ovo ocupa lugar de destaque entre especialistas nutricionais, contrapondo com o que aconteceu no passado.
O neto de Lebey, Vincent Brenot, assumiu a ASOM em 2018, dando continuidade ao trabalho do avô, que foi o crítico gastronômico mais importante para a visibilidade da Nouvelle Cuisine e que fazia contrapontos com o Guia Michelin com o seu Le Guide Lebey, fortalecendo pequenos restaurantes e bistrôs tradicionais.
Aliás, a ASOM até promove um campeonato anual, movimentando bistrôs e restaurantes para a escolha do melhor Ovo Maionese do Mundo. O campeonato é aberto apenas a associados, que incluem esse prato no cardápio de seus estabelecimentos. Os participantes da competição são reconhecidos por importantes guias gastronômicos franceses, incluindo, obviamente, o Le Guide Lebey. O vencedor de 2015 foi o restaurante Au Rêve, em Montmartre (Paris), que, aliás, ostenta com orgulho a conquista do título mundial (confira aqui).

Simples e saboroso
No Ile de France o Œuf Mayonnaise (R$ 68) é servido como entrada, que pode ser compartilhada. Cada porção compreende quatro metades de ovos, perfeitamente cozidos, conforme receita clássica do final do século XIX, preparados com a maionese artesanal da casa e mostarda Dijon – que são requisitos básicos.
Cada metade é finalizada com um toque de sabor diferente, para trazer contraste ao prato e apresentar a personalidade do restaurante. Um deles é com páprica picante, porém suave, enquanto o segundo tem salsinhas delicadamente picadas, formando a dupla de sabores mais neutros. Já as outras duas metades apresentam um sabor mais marcante, sendo uma delas com salsa de trufas e a outra com as pequenas ovas de tobiko (peixe-voador).
Desde a fundação, há 73 anos, o Ile de France mantém receitas clássicas da culinária tradicional francesa e o Ovo Maionese é um dos representantes dessa linha gastronômica tão apreciada e respeitada mundo afora. Natural seria o caminho do restaurante participar desse grupo, fazendo com que a história do restaurante e da culinária curitibana estejam presentes junto a estabelecimentos que, assim como o Ile, respeitam e preservam a base da cozinha francesa.
A partir de agora, sendo um membro da ASOM, o restaurante está apto também a participar da competição anual, representando o Brasil. Ficando, dessa forma, ainda mais próximo da cultura e da tradição francesa.
Uma bela conquista, sem dúvida alguma, da gastronomia curitibana.
(Como curiosidade, o restaurante Le Voltaire, de Paris, mantém o Œuf Mayonnaise no cardápio desde que abriu e, como forma de incentivo ao prato, nunca mais reajustou seu preço. Hoje uma porção custa centavos de euros.)
Ile de France
Avenida do Batel, 1550, Espace 4 - Batel
Reservas: fone (41) 3223-9962
Delivery e catering
Instagram: @iledefranceoficial
Site oficial: www.iledefrance.com.br

