Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Ichigo Ichie comemora um ano de sucesso com jantar harmonizado, de gala

24/03/2025 15:59
Thumbnail

Robata de vieira com salmão, um dos itens do jantar de gala do Ichigo Ichie. | Foto: Rodrigo Pierrot

Quando publiquei, há pouco mais de um ano, que estaria chegando um restaurante japonês para brigar pela ponta e disputar acirradamente o degrau mais alto do pódio, não estava só tergiversando. Tinha plena convicção disso.
Todo conceito do Ichigo Ichie esteve baseado no conceito e na visão do empresário Junior Marcondes (e de sua esposa Lyana Lustosa), que não entra em nada para perder. E, mais ainda: no conhecimento, na inspiração e no talento de Regis Shiguematsu, chef de cozinha e sushiman, que transforma as pequenas e delicadas porções em joias ao paladar.
Como escrevi na ocasião (confira aqui), o verdadeiro artista é aquele que consegue criar uma obra de arte a partir dos recursos mais simples, sem necessidade de elucubrações ou paetês. O bom cozinheiro é aquele que extrai todo o melhor sabor de um ingrediente, fazendo com que brilhe por si só e realce o as sensações ali existentes, sem necessidade de condimentos que iriam roubar a cena.
Essa postura explica bem o que Shiguematsu apresenta e oferece aos seu clientes e admiradores. O que será exposto, mais uma vez, e agora de traje a rigor, no Jantar Magno programado para esta quarta-feira (26), na comemoração do primeiro aniversário da casa.
O blue fin espanhol deve ser a principal estrela do jantar de aniversário do Ichigo. | Foto: Ronaldo Fogaça
O blue fin espanhol deve ser a principal estrela do jantar de aniversário do Ichigo. | Foto: Ronaldo Fogaça
Para tal, ele preparou um menu de sete tempos, que celebra as raízes da comida japonesa tradicional. O evento terá uma seleção de vinhos da Clos de Borgeaux, com destaque para champagnes e brancos, e ainda drinques criados especialmente para a data.
Para chegar à montagem final do menu, o chef aliou técnicas e preparos tradicionais com alguns dos ingredientes mais nobres dos oceanos. Entre eles, está o atum bluefin, considerado o rei dos mares. O pescado estará presente com suas partes mais nobres, o otoro e o chutoro. O primeiro é o corte localizado na barriga do peixe, com gordura mais marmorizada. O chutoro, por sua vez, possui uma gordura intermeada.
O bluefin servido pelo Ichigo é espanhol, proveniente da costa do Mar Mediterrâneo. Muito cobiçado em todo o mundo, revela textura e sabor que fazem dele uma das grandes iguarias da gastronomia e certamente será estrela marcante desse evento.
Desfile de sabores
O jantar vai começar com uma seleção de entradas: Carpaccio de atum com shiso, Robata de vieira (robata é um espetinho à moda deles) e Ostras frescas. Em seguida, serão apresentados alguns itens clássicos da cozinha japonesa: Seleção de Sashimis (atum, peixe branco, vieira e hamachi – que é o yellow tail), Seleção de sushis (vieira, polvo, robalo com shiso e enguia japonesa) e degustação de atum bluefin com wasabi japonês. A diferença desse wasabi com os demais servidos aí (com raríssimas exceções) é o fato dele é moído direto da raiz e não composto a partir de um pó ou uma posta e aí o sabor é bem mais acentuado e menos agressivo). Esta degustação é composta por sashimi de otoro e sashimi de chutoro, seguidos por sushi de otoro e sushi de chutoro.
Sushi de enguia japonesa, do Ichigo Iche. | Foto: Rodrigo Pierrot
Sushi de enguia japonesa, do Ichigo Iche. | Foto: Rodrigo Pierrot
Haverá também um prato quente, o Tempura de camarão (e se valer o que foi servido ultimamente, é um camarão enorme, crocante e saboroso).
Para encerrar a saborosa jornada gastronômica, a Pastry Lab assina a sobremesa: Entremet de chocolate belga branco com baunilha bourbon, ganache de shoyu, macaron de gergelim, chocolate belga 80%, mel de trufas e limão caviar.
A harmonização terá como base champagne e vinhos brancos da loja Clos de Borgeaux, que só trabalha com vinhos nobres. Os rótulos serão revelados na hora e apresentados pelo fundador da Clos, Addison Dupczak, e pelo sommelier do Ichigo, Wesley Veiga. A carta de bebidas do evento conta ainda com dois drinques exclusivos, criados pelo chefe de bar do restaurante, Willian Rafael Santos Lima.
Ichigo Ichie é um conceito filosófico japonês que parte da premissa segundo a qual cada encontro é único e jamais voltará a se repetir da mesma maneira, pois tudo e todos estão em permanente mudança. Trata-se de uma postura existencial, que convida a desfrutar o presente de forma plena. E isso traduz exatamente o que é o restaurante, pelo que mostrou nesses primeiros meses de funcionamento.
O jantar completo, com menu e vinhos, custa R$ 1 mil por pessoa. Como a procura e a demanda têm sido grandes, as reservas devem ser feitas antecipadamente, pelo WhatsApp: (41) 99896-4928.
Ichigo Ichie
Avenida Sete de Setembro, 5970 - Seminário
Instagram: @ichigocuritiba