Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Ichigo Ichie comemora um ano de sucesso com jantar harmonizado, de gala

Robata de vieira com salmão, um dos itens do jantar de gala do Ichigo Ichie. | Foto: Rodrigo Pierrot
Quando publiquei, há pouco mais de um ano, que estaria chegando um restaurante japonês para brigar pela ponta e disputar acirradamente o degrau mais alto do pódio, não estava só tergiversando. Tinha plena convicção disso.
Todo conceito do Ichigo Ichie esteve baseado no conceito e na visão do empresário Junior Marcondes (e de sua esposa Lyana Lustosa), que não entra em nada para perder. E, mais ainda: no conhecimento, na inspiração e no talento de Regis Shiguematsu, chef de cozinha e sushiman, que transforma as pequenas e delicadas porções em joias ao paladar.
Como escrevi na ocasião (confira aqui), o verdadeiro artista é aquele que consegue criar uma obra de arte a partir dos recursos mais simples, sem necessidade de elucubrações ou paetês. O bom cozinheiro é aquele que extrai todo o melhor sabor de um ingrediente, fazendo com que brilhe por si só e realce o as sensações ali existentes, sem necessidade de condimentos que iriam roubar a cena.
Essa postura explica bem o que Shiguematsu apresenta e oferece aos seu clientes e admiradores. O que será exposto, mais uma vez, e agora de traje a rigor, no Jantar Magno programado para esta quarta-feira (26), na comemoração do primeiro aniversário da casa.

Para tal, ele preparou um menu de sete tempos, que celebra as raízes da comida japonesa tradicional. O evento terá uma seleção de vinhos da Clos de Borgeaux, com destaque para champagnes e brancos, e ainda drinques criados especialmente para a data.
Para chegar à montagem final do menu, o chef aliou técnicas e preparos tradicionais com alguns dos ingredientes mais nobres dos oceanos. Entre eles, está o atum bluefin, considerado o rei dos mares. O pescado estará presente com suas partes mais nobres, o otoro e o chutoro. O primeiro é o corte localizado na barriga do peixe, com gordura mais marmorizada. O chutoro, por sua vez, possui uma gordura intermeada.
O bluefin servido pelo Ichigo é espanhol, proveniente da costa do Mar Mediterrâneo. Muito cobiçado em todo o mundo, revela textura e sabor que fazem dele uma das grandes iguarias da gastronomia e certamente será estrela marcante desse evento.
Desfile de sabores
O jantar vai começar com uma seleção de entradas: Carpaccio de atum com shiso, Robata de vieira (robata é um espetinho à moda deles) e Ostras frescas. Em seguida, serão apresentados alguns itens clássicos da cozinha japonesa: Seleção de Sashimis (atum, peixe branco, vieira e hamachi – que é o yellow tail), Seleção de sushis (vieira, polvo, robalo com shiso e enguia japonesa) e degustação de atum bluefin com wasabi japonês. A diferença desse wasabi com os demais servidos aí (com raríssimas exceções) é o fato dele é moído direto da raiz e não composto a partir de um pó ou uma posta e aí o sabor é bem mais acentuado e menos agressivo). Esta degustação é composta por sashimi de otoro e sashimi de chutoro, seguidos por sushi de otoro e sushi de chutoro.

Haverá também um prato quente, o Tempura de camarão (e se valer o que foi servido ultimamente, é um camarão enorme, crocante e saboroso).
Para encerrar a saborosa jornada gastronômica, a Pastry Lab assina a sobremesa: Entremet de chocolate belga branco com baunilha bourbon, ganache de shoyu, macaron de gergelim, chocolate belga 80%, mel de trufas e limão caviar.
A harmonização terá como base champagne e vinhos brancos da loja Clos de Borgeaux, que só trabalha com vinhos nobres. Os rótulos serão revelados na hora e apresentados pelo fundador da Clos, Addison Dupczak, e pelo sommelier do Ichigo, Wesley Veiga. A carta de bebidas do evento conta ainda com dois drinques exclusivos, criados pelo chefe de bar do restaurante, Willian Rafael Santos Lima.
Ichigo Ichie é um conceito filosófico japonês que parte da premissa segundo a qual cada encontro é único e jamais voltará a se repetir da mesma maneira, pois tudo e todos estão em permanente mudança. Trata-se de uma postura existencial, que convida a desfrutar o presente de forma plena. E isso traduz exatamente o que é o restaurante, pelo que mostrou nesses primeiros meses de funcionamento.
O jantar completo, com menu e vinhos, custa R$ 1 mil por pessoa. Como a procura e a demanda têm sido grandes, as reservas devem ser feitas antecipadamente, pelo WhatsApp: (41) 99896-4928.
Ichigo Ichie
Avenida Sete de Setembro, 5970 - Seminário
Instagram: @ichigocuritiba