Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Eva dos Santos apresenta novo menu do Tierra del Fuego. Irreparável!
As Mollejas do restaurante Tierra del Fuego. Como se fosse na Argentina ou no Uruguai. ! Foto: Anacreon de Téos
Tinha certeza que daria muito certo. Quando a chef Eva dos Santos anunciou que iria começar uma consultoria para o restaurante Tierra del Fuego, especializado em parrillas argentinas, soube de muita gente que se espantou.
Como assim? – era o que eu ouvia, pelo fato de sua carreira ter sido marcada por muitos anos lidando com frutos do mar e depois passado por um período focado na carne suína.
Mas certamente não se lembravam – ou não sabiam – que Eva tinha passado uma temporada trabalhando no Asador Etxebarri, em Biscaia (País Basco – Espanha), a pouco mais de meia hora de Bilbao.
De lá, ela retornou apaixonada pelos efeitos do fogo. Tanto que o Bistrô do Victor, que funcionava no ParkShopping Barigui, construiu uma churrasqueira junto ao salão, para poder permitir que toda a capacidade criadora da chef aflorasse.
Tudo ia para a grelha, mas tudo mesmo. E até hoje não me esqueço do sabor daquelas ostras defumadas, que me encantavam.
Por isso tudo e um pouco mais seria natural esperar pelo melhor de sua passagem pelo Tierra del Fuego. A começar pela prorrogação de sua situação. O que deveria ter sido apenas uma consultoria, se tornou algo maior e Eva dos Santos assumiu, de fato, a cozinha da já conceituada churrascaria – o primeiro restaurante do Paraná a receber o Selo Angus, da Associação Brasileira de Angus.
E os resultados já estão sendo apresentados agora, depois de um período de afirmação e consolidação da profissional à frente da estrutura da casa. Noite dessas ela chamou para anunciar novidades. E que novidades!
A proposta do encontro era justamente aperfeiçoar o sotaque argentino. E, por isso mesmo, ela começou com Empanadas. Fritas, que é como a maioria do povo de lá consome. Com dois tipos de recheio, um de carne, bem tradicional; o outro, delicioso e com gosto de “quero mais”, com um delicado e saboroso recheio de queijo e cebola. Pra começar bem a noite.
E o que viria a seguir confirmou: poderia estar mesmo em Buenos Aires ou Montevidéu. Primeiro, foram as Mollejas, que, quando bem feitas, me tiram do sério. E foi o caso, estas estavam perfeitas, com uma leve crocância por fora e o interior macio, expondo toda aquela gordura que constitui o timo bovino. Logo em seguida, Morcillas, mas aquelas escuras, de sangue (por aqui chamadas de chouriço e ainda encontráveis em alguns açougues mais tradicionais), servidas com salada ácida para contrastar com a gordura. Por mim, poderia ficar a noite toda saboreando esses dois pratos.
Só que tinha mais. Bolinho de barreado de porco com tartare de banana, algo que me remeteu à sua experiência com os suínos e a Arepa de porco desfiado com guacamole me transportou aos países ocidentais da América do Sul e ainda um Dadinho de porco, com abacaxi picante que mexeu com o paladar.
Os pratos chegaram todos no formato de menu degustação, para que os comensais pudessem provar todas as novidades que entraram no cardápio (por isso é importante frisar que as fotos são de porções reduzidas). Que ainda teve Costelinha ao barbecue de doce de leite, Asado de tira com abóbora assada e Matambre recheado com bacon, cebola, pimentão e cenoura.
E duas novas sobremesas entraram também na ementa: Torta mousse de chocolate e uma criativa Cheesecake de bala de banana.
Como eu conheço muito bem o trabalho e o capricho da chef Eva dos Santos, não poderia esperar nada diferente do que foi apresentado. Carnes todas no ponto correto e uma inspirada combinação de sabores contrastantes que se combinavam harmoniosamente.
Prova que Mariana Biesuz, que deixou a psicologia para ser a proprietária do restaurante, sabe exatamente onde está investido para trazer criatividade e qualidade do Tierra del Fuego, a nos remeter, cada vez mais, aos quesitos platinos.
Ah, sim, e ainda tem tango. A cada quinze dias, nas quartas-feiras, casais dançam tanto nos salões da parrilla.
O restaurante funciona, para almoço, de segunda a sexta, das 11h às 15; aos sábados e domingos, das 11h às 16. Para jantar, de terça a sábado, das 19h às 23h.
Tierra del Fuego
Rua Barão de Guaraúna, 550 – Juvevê
Instagram: @tierradelfuegocwb
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br