Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Domingo tem brunch no Emy. Será o último dia do chef Lucas Amaral no comando da casa

07/11/2025 17:25
Thumbnail

Desde o início na operação, o chef Lucas Amaral faz domingo seu último brunch no Emy by Kazuo. | Foto: Arquivo

Domingo é dia de brunch e já há alguns bem interessantes na cidade. Praticamente na totalidade em hotéis, que aproveitam para incrementar o café da manhã dos hóspedes e, com isso, atraem também clientes de fora, interessados na fartura de sabores ali apresentados.
Brunch sabe o que é, né? É como os norte-americanos chamam uma mistura de breakfast e lunch, café da manhã e almoço, para nós. E costuma ter o que se serve no desjejum matinal, completando com pratos mais reforçados, que comporiam o almoço. E sempre dá tudo certo.
Mas você já ouviu falar em um brunch asiático? Sim, tem, e é muito interessante.
Trata-se do Asian Brunch, servido todos os domingos no restaurante Emy by Kazuo, que fica no Shopping Pátio Batel. Já vem sendo servido há alguns domingos e este de agora (09/11), tem uma particularidade: será o último do chef Lucas Amaral, responsável pela gastronomia do Emy desde a fundação da casa.
Sim, Lucas Amaral está deixando o Emy. Mas não por qualquer motivo profissional, pois ele se sente em casa por ali e é parceiro de Kazuo Harada desde os tempos de Mee, um dos restaurantes do hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. Para resolver questões familiares que estão pesando no seu dia a dia e tentar ficar mais tempo próximo da filha, Amaral sai do restaurante, embora deva permanecer em Curitiba – pelo menos por enquanto.
O chef, aliás, está programando um bota fora na segunda-feira, para reunir seus amigos cozinheiros (alguns deles parceiros dos jogos de futebol de madrugada) em momento de despedida. Nada a ver com restaurante nem nada. Vai ser um encontro em local secreto.
Com sua saída, o chef Kazuo Harada, proprietário da casa (e pai da Emy) passará a vir mais frequentemente a Curitiba, para se revezar na condução do restaurante com a própria irmã e de Rhuan Carlos Coelho, parceiro desde os tempos de Hai Yo e que hoje está com ele no balcão do Kazuo Restaurante, em São Paulo, casa que detém uma Estrela Michelin.
O Brunch
Mas, pelo menos neste domingo Lucas Amaral ainda estará a postos, organizando o brunch e a ordenação dos pratos.
Começa a partir das 12h, com uma mesa de pratos frios (pratos colocados onde normalmente é o balcão, defronte os sushimen). Ali estão vários tipos de sashimis (de salmão, peixe branco e outros), além de sushis, niguiri, bateras, carpaccios e ainda tempura de shiso (deliciosos, com a folha crocante servindo de base), além de Yukhoe (a carne crua à moda coreana), ostras ao natural e um indispensável missoshiro para começar.
Tudo ali é servido à vontade e o cliente pode ir à mesa abastecer o prato quantas vezes desejar. E, nesse meio tempo, vão chegando os pratos quentes, levados à mesa do comensal.
Para não fugir da tradição, o primeiro que chega é o Edamame, aquela vagem de soja japonesa, com um toque de flor de sal.
<em>Kinoko</em> (cogumelos salteados com espinafre e talos de cebolinha), | Foto: Anacreon de Téos
Kinoko (cogumelos salteados com espinafre e talos de cebolinha), | Foto: Anacreon de Téos
<em>Nasu sichuan</em> (berinjela em três processos de cocção, ao molho misso), deliciosa, <em>Guioza</em>. | Foto: Anacreon de Téos
Nasu sichuan (berinjela em três processos de cocção, ao molho misso), deliciosa, Guioza. | Foto: Anacreon de Téos
Guioza do brunch do Emy. | Foto: Anacreon de Téos
Guioza do brunch do Emy. | Foto: Anacreon de Téos
E então começam a vir os demais: Kinoko (cogumelos salteados com espinafre e talos de cebolinha), Koroke (Bolinho de batata coreano, recheado com costela de Wagyu), Nasu sichuan (berinjela em três processos de cocção, ao molho misso), deliciosa, Guioza (recheados com carne suína, nirá e acelga, cobertos por crocante de pimenta), Crispy wonton (massa crocante com camarão, finalizada com pimenta doce) e, para finalizar em alto estilo, uma assinatura que acompanha a carreira vitoriosa do chef Kazuo Harada: Peking duck (coxa e sobrecoxa de pato crocantes, ao molho sichuan, servidas com pequenas panquecas, com tirinhas de pepino e de nabo, para o próprio cliente rechear).
Koroke e Crispy wonton, compondo o menu de quentes. | Foto: Anacreon de Téos
Koroke e Crispy wonton, compondo o menu de quentes. | Foto: Anacreon de Téos
<em>Peking duck</em> (coxa e sobrecoxa de pato crocantes, ao molho sichuan, servidas com pequenas panquecas, com tirinhas de pepino e de nabo, para o próprio cliente rechear). Para fechar o almoço. | Foto: Anacreon de Téos
Peking duck (coxa e sobrecoxa de pato crocantes, ao molho sichuan, servidas com pequenas panquecas, com tirinhas de pepino e de nabo, para o próprio cliente rechear). Para fechar o almoço. | Foto: Anacreon de Téos
Também é possível repetir os pratos que chegam à mesa.
O valor por pessoa é de R$ 208, para, repito, se servir à vontade do que desejar.
Emy by Kazuo
Shopping Pátio Batel, Piso L1
Avenida do Batel, 1868 – Batel
Instagram: @emyrestaurant
Reservas: (41) 99149-6447