Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Depois dos prêmios com o vinho, Amitié lança espumante com uva Viognier

O Amitié Extra Brut Viognier foi lançado em edição limitada e está à venda no site da vinícola. | Foto: Anacreon de Téos
Se a Amitié – Espumantes, Vinhos e Gastronomia já havia feito sucesso e conquistado campeonatos quando do lançamento do Amitié OAK Barrel Viognier, em 2022 (registrei aqui), agora a vinícola gaúcha dá um novo passo, apresentando o Amitié Extra Brut Viognier, em um rótulo elegante e expressivo, produzido pelo método tradicional (Champenoise), o mesmo utilizado pelas maisons francesas para dar vida aos famosos champagnes.
A Viognier é uma uva rara no mundo dos espumantes (basicamente concentrado em Chardonnay e Pinot Noir) e aí vem o feliz momento de inspiração e de ousadia das idealizadoras da marca, a sommelière Andreia Gentilini e a enóloga Juciane Casagrande Doro, proprietárias da Amitié – Espumantes, Vinhos e Gastronomia.
Gostei muito. Complexo, marcado por autenticidade, frescor e bom volume, o Extra Brut Viognier conta com maturação de 12 meses em contato com as leveduras, resultando em textura cremosa e riqueza aromática. O perlage fino e persistente revela uma coloração amarelo-palha (mais para palha do que para amarelo) com reflexos dourados, enquanto no nariz encanta com notas cítricas e frutadas, e no paladar apresenta acidez equilibrada.
Amor antigo
Tenho meus momentos de cumplicidade com a Viognier. Amor à primeira vista, acho que posso dizer. Sim, desde os anos 90 mantenho um caso com a uva Viognier. Fui cobrir o torneio chamado “Tournoi de France”, em 1997, um ano antes da Copa da França (competição que depois se transformou em Copa das Confederações), e nossa base de trabalho foi Lyon, pela proximidade com a seleção brasileira.
Aliás, a seleção estava hospedada e concentrada no Castelo de Visay, que fica na região de Beaujolais, na Borgonha, e a estrada de acesso era cercada de vinícolas, das mais lindas.
Os mais de 20 dias em Lyon me permitiram algumas saborosas escapadas, como um dia conseguir chegar ao restaurante de Paul Bocuse, em Collonges-au-Mont-d'Or, quase às margens do rio Saône, 10 km ao norte de Lyon. Em outros dias, a visitar vinícolas e vinhedos. Não apenas em Beaujolais, mas, uns 40 km ao Sul poder encontrar a região de Condrieu, onde a uva Viognier tem origem e domina.
Interessado, provei belos vinhos e me apaixonei pela uva. Tentei aprender mais, estudar mais, claro. E aprendi que a uva responde mais prontamente às condições de cultivo mais quentes, mais ao sul e às regiões mais quentes do mundo. Embora, nesses casos, a viticultura cuidadosa e a vinificação se tornem vitais para garantir que a tendência da variedade de produzir altos níveis de açúcar não produza vinhos alcoólicos e sem frescor.
Quando a Amitié lançou seu Viognier fiquei encantado logo de pronto. E procuro tê-lo sempre por aqui, na adega. E, pelo jeito não encantou só a mim. O Amitié OAK Barrel Viognier foi o primeiro branco Viognier brasileiro a conquistar uma Medalha de Ouro no Decanter World Wine Awards, em 2023.
Pela Internet

É bem possível que esse espumante diferenciado siga caminho semelhante. Vale muito a pena provar, de preferência harmonizando com peixes, frutos do mar e outras carnes brancas ou saladas. Com produção limitada, ainda não foi distribuído para as lojas representantes da vinícola no país (em Curitiba, a Adega Boulevard), mas pode ser adquirido diretamente no site da vinícola (o link está aqui), pelo valor de R$ 184,90.
Para concluir: procurando detalhes para poder orientar possível interessado, achei muito curioso e oportuno o endereço da vinícola: Alameda Champenoise (justamente como se denomina o método de produção do champagne e demais espumantes), 1082 - Vale dos Vinhedos (Garibaldi – RS). É isso, tudo a ver.
Amitié – Espumantes, Vinhos e Gastronomia
Fones: (54) 3085-0004 / WhatsApp (54) 99621-7578
Instagram: @amitievinhos