Anacreon de Téos
Panela do Anacreon
Claudia Krauspenhar traz Roberta Sudbrack e Manu Buffara para comemorar cinco anos do K.sa
Impressionante como o tempo passa. O K.sa Restaurante está completando 5 anos.
Ainda me lembro claramente de quando, em fins de 2018, a chef Claudia Krauspenhar me dizer que iria mudar tudo no restaurante que comandava e que, na ocasião, evidentemente, tinha outro nome. É que as pessoas que lá frequentavam associavam muito a casa com o proprietário e o modelo da gestão anterior, por mais que apreciassem e elogiassem a comida dela.
E o restaurante era só dela naquele momento – havia comprado as partes dos demais sócios. Então começou a mexer. Um pouco na decoração aqui, eliminou uma adega que ainda comercializava alguns vinhos, mexeu aqui e ali, até que fechou para a grande revolução final. E aí, em janeiro de 2019 surgiu o K.sa, que era realmente como se fosse uma extensão da própria casa da empresária e cozinheira (escrevi, naquele momento, um texto que reflete toda a paixão de Claudia pelo novo degrau a ser conquistado, ficou bacana, modéstia à parte – confira aqui). Lembro-me do título de então: K.sa tem cardápio de casa. Da casa de Claudia Krauspenhar.
Pois é, e lá se foram cinco anos. De muito sucesso. Não apenas pelo que sai da cozinha, mas pelas portas que abriu para não só trazer cozinheiros de fora para terem suas criações apresentadas aos curitibanos, mas principalmente para apresentar a esses cozinheiros o que nós temos aqui, em Curitiba e em todo o entorno, produtos que, lá longe, a maioria deles nem imaginava poderem existir nessas bandas.
Foram cinco chefs conceituados em 2022 e outros cinco no ano passado, na programação ativa da sempre irrequieta anfitriã. E agora, justamente para iniciar as comemorações de um número expressivo para aniversário, abre a temporada 2024 em altíssimo patamar, chamando simplesmente Roberta Sudbrack e Manu Buffara para dividirem as panelas, os fogões e as bancadas com ela.
Será na próxima terça-feira (07) e a escolha das parceiras tem boas razões de ser, pois afloraram naturalmente lá de dentro do coração de Claudia Krauspenhar. Roberta Sudbrack foi a primeira chef mulher que Claudia acompanhava - quando ainda cursava Direito, lá em Foz do Iguaçu -, através de revistas que contavam a história daquela mulher revolucionária e que inspiravam a futura chef.
Manu Buffara além de ser uma grande referência, é sua melhor amiga, confidente e parceira, dos bons e dos maus momentos e que teve papel fundamental na consolidação desses anos do Ksa.
Escolha emocional, mas com duas cozinheiras que teceram a abertura do espaço para outras que agora circulam por aí, reconhecidas no país e no exterior.
Admiro e gosto muito de ambas. De Roberta já ouvia falar desde os tempos em que era a cozinheira oficial do Palácio do Planalto, na gestão do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Tempos depois, quando a gaúcha abriu seu primeiro restaurante no Rio de Janeiro, tratei logo de dar um jeito de conhecer, pela que lia sobre o que apresentava de inusitado em suas buscas e pesquisas – hoje, por exemplo, não consigo ler ou ouvir falar de mangarito sem relacionar com ela, a primeira a utilizar a raiz na alta gastronomia.
Lembro-me da primeira vez que fui na casinha laranja, que ficava no Jardim Botânico. Tinha feito a reserva com ela mesma, a própria chef, por meio de alguma rede social da época. E me lembro de conversar com ela o tempo todo, pelo mesmo caminho, enquanto os pratos de cada etapa eram preparados para virem à mesa. De onde eu estava, no segundo andar, eu conseguia espiar o trabalho da cozinha. Foi uma noite inesquecível e impactante.
De Manu Buffara já escrevi muito, acompanhando desde o início de sua carreira, então no Hotel Rayon, quando surpreendeu com a comida molecular e já mereceu, de minha parte, uma indicação aos demais jurados para espiarem o que ela fazia (eu coordenava o prêmio da Revista Gula aqui), o que lhe renderia, com poucos meses de casa, o prêmio como chef revelação daquele ano – 2007, acho que foi.
Ambas, Roberta e Manu, foram indicadas como melhor chef mulher da América Latina. Precisa dizer mais?
O menu
Para o evento especial da próxima terça, as três cozinheiras dividem o cardápio, assumindo as seis etapas. Tudo começa com o couvert da casa, com Pão de fermentação natural, manteiga de missô e Consomê de abóbora defumada. Para acompanhar nas boas-vindas, o espumante orgânico Gérard Bertrand Papilou Rosé.
E aí as especialistas entram em ação.
As entradas começam pela primeira intervenção de Roberta Sudbrack, com Mar, terra e quintal, do qual não sem tem a mínima pista. O que se sabe é que vai harmonizar com mais um espumante, desta feita o espanhol Gramona La Cuvee Brut.
A seguir, permanecendo com o mesmo espumante na taça, chega a Guioza de porco, lardo e dashi umami, o toque oriental proposto por Claudia Krauspenhar.
Para completar as entradas, chega a vez de Manu Buffara apresentar Lula na brasa e salsa de pimenta cumari, que será escoltada pelo vinho branco da Borgonha, Laroche Chablis Chanoines, que, como todo chablis, é elaborado somente com a uva Chardonnay.
Chega a vez dos dois pratos principais. O primeiro, de Claudia, será Ancho, acelga na brasa, cebola e glace de legumes, a ser harmonizado com o vinho italiano Travaglini Gattinara, um clássico piemontês feito com a uma Nebbiolo. Vinho que permanece também para o segundo dos pratos principais, o Cordeiro assado no tucupi preto e quirera de milho crioulo, por Roberta Sudbrack.
Manu Buffara assina a sobremesa, Açaí e sorvete de leite + Pequena Patisserie. O escolhido para combinar foi um jerez manzanilla, o Barbadillo Solear Manzanilla, que, como a maioria dos vinhos da noite, é importado pela World Wine.
Esse jantar histórico já tem várias reservas, e como restam poucos lugares disponíveis, recomenda-se, aos interessados, que antecipem suas reservas. O custo será de R$ 490 por pessoa, mais R$ 260 para os que desejarem harmonização com os vinhos citados – com pagamento antecipado.
Já enviei o meu pix, garantido lugar. Quando estas três se juntam, não dá para perder.
Restaurante K.Sa
Rua Fernando Simas, 260 - Bigorrilho
Reservas fone e WhatsApp: (41) 3225-3444
Instagram: @k.sarestaurante
=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
Entre em contato com o blog:
Blog anterior: http://anacreonteos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/AnacreonDeTeos
E-mail: a-teos@uol.com.br