Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Chef Ivo Lopes está de volta a Curitiba. Agora na cozinha do Scavollo

03/12/2025 09:48
Thumbnail

Chef Ivo Lopes está há algumas semanas reestruturando o menu e o conceito do Restaurante Scavollo. | Foto: Anacreon de Téos

Prepare-se. Ivo Lopes chegou disposto a arrasar. Como sempre faz.
Há cerca de um mês ele está de retorno a Curitiba, tratando de dar novos caminhos aos pratos do Restaurante Scavollo, tradicional casa de linha italiana que funciona desde o século passado (1984).
O Scavollo, aliás, está sob nova direção (que é como se diz por aí). Não mais está ligado à família Villela, de onde vinha desde a fundação. E essa direção, convenhamos, não é tão nova assim, pois já vem de um ano, quando os jovens Lincoln Almeida e Gustavo Griebler (Grupo Mustang) assumiram o comando da casa. E, aos poucos, foram amadurecendo ideias, para a retomada do conceito da casa.
A começar pela contratação de um chef de ponta no cenário nacional. E acertaram no alvo, trazendo de volta Ivo Lopes a Curitiba. Ele, que já participou dos primeiros tempos do Ristorante Terra Madre e foi o responsável pela elaboração e implantação do conceito do La Varenne (que até hoje mantém pratos de sua criação), tem uma ligação muito afetiva pela cidade. Não apenas pelo fato de aqui estar baseado seu irmão (Ivan Lopes, Coin e Uva & Alma), que, aliás, foi o intermediário para seu retorno, mas pelo carinho com que sempre é recebido pelos seus tantos admiradores. O que foi comprovado a cada participação em eventos e festivais realizados desde que foi embora (2016).
Encontrei-o na lida, nos bastidores do Scavollo. Não na cozinha, nada a ver com o fogão, mas abrindo caixas e mais caixas de utensílios, panelas e que tais, para a adequada modernização do serviço. Uma atualização, que, segundo ele, ali já se fazia necessária havia um bom tempo.
Enquanto ele aprovava uma panela, rejeitava outra (“é muito fina, alumínio, vai queimar a comida”) discorria sobre sua volta. Sem jamais tentar recolher o sorriso de felicidade por aterrissar novamente por essas bandas.
Está começando, aos poucos, a mexer no cardápio, que vai agregar um ligeiro sotaque francês ao italiano que sempre identificou o restaurante. Um franco-italiano, que é o terreno no qual aprecia trabalhar. Já elaborou um plano básico para inserir alguns pratos com sua assinatura (inclusive para o menu de Natal), mas o mês todo de dezembro será de acomodação das novas ideias e da repaginação de pratos tradicionais, inclusive os de filé mignon, que são os que mais saem. Estará de volta, por exemplo, o Mignon ao poivre, que não vinha sendo servido. Mas, mesmo ainda sem uma mexida mais radical no menu, cliente que quiser pedir algo com a assinatura do chef, vai encontrar. Ele sempre tem cartas na manga – faz questão de dizer.
Ivo Lopes é um dos melhores cozinheiros que conheci nesses quase 30 anos de imersão na área gastronômica. Desde os tempos paulistanos de Pomodori e Due Cuochi, até sua passagem radiante pelo La Varenne (onde obteve as 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2014 e 2015 ). E me disse que tem um bacalhau dos deuses para apresentar. Não sei se vou resistir muito tempo a isso.
O Scavollo abre de terça a sexta para o jantar; sábado e domingo também para almoço.
Restaurante Scavollo
Alameda Augusto Stellfeld, 1642 – Bigorrilho
Fone: (41) 3018-0802