Anacreon de Téos

Panela do Anacreon

Caranguejo para fazer em casa? Na Peixaria Tatiana tem

05/12/2025 11:08
Thumbnail

Peixaria Tatiana recebe diariamente caranguejos, que são comercializados vivos ou abatidos, conforme o desejo do cliente. | Foto: Daniel Fiedler

Só se fala em caranguejo. Aquele que é servido aqui e ali, no rodízio. Com ou sem carapaça. Mas também daquele que é servido por unidade, conforme o desejo do cliente. Com este ou aquele tempero, com muito ou pouco acompanhamento... enfim, para todos os desejos, paladares ou gostos.
Mas daí alguém me perguntou: “e se eu quiser fazer em casa”?
E de pronto me veio uma resposta: Peixaria Tatiana. Acaba de completar 50 anos e vou muito lá, não é longe de casa. Fica ali no Seminário e trabalha muito com pescados vivos, incluindo alguns moluscos. Evidentemente não poderia ser diferente com caranguejos.
Por meio de uma indicação do Daniel Fiedler, fui conferir detalhes com o Juarez Gerhardt, gerente da casa e especialista no assunto – que ali é de família, já na segunda geração.
Sim, desde segunda-feira passada, quando foi liberada a captura do caranguejo-uçá, a peixaria recebe diariamente uma boa leva dos crustáceos para comercializar. Chegam vivos e podem ser vendidos assim mesmo, caso a pessoa decida prepará-los pelo método tradicional. Mas também podem ser abatidos na hora e vendidos com ou sem carapaça, conforme o desejo de cada um.
Os valores variam conforme o tamanho e valem tanto para os caranguejos lavados, vivos ou sem carapaça. Para os graúdos, R$ 79, e dúzia e, para os mistos, R$ 59 a dúzia.
O defeso
Há um período do ano em que não é permitida a captura do caranguejo. Chama-se “defeso”, que é quando eles estão se reproduzindo. Aqui no Paraná, a captura do desses crustáceos é liberada entre 1º de dezembro e 14 de março e  pode ser feita apenas com as mãos, sendo proibido o uso de ferramentas cortantes, produtos químicos ou armadilhas. Segundo a portaria 180/2002, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), só podem ser capturados caranguejos machos com carapaça maior ou igual a sete centímetros. Fêmeas e filhotes são preservados o ano todo.
Em outras regiões do país o defeso não é tão longo assim. Com pequenas variações, dura por volta de três meses - geralmente ocorrem no início do ano, por volta de janeiro a março, e em alguns meses de outono/inverno -, com vários pequenos períodos, sempre na lua nova, que é quando acontece a reprodução, conhecida como “andada”.
Outras encomendas
A Peixaria Tatiana também comercializa moluscos vivos, mas somente sob encomenda. Os interessados em adquirir ostras, mexilhões ou vôngoles precisam fazer as encomendas até a quarta-feira, para poderem retirar no sábado.
Aliás, encomendas podem também valer para os caranguejos, se forem para sábado, o dia mais concorrido. Embora a peixaria teoricamente tenha para pronta entrega, podem esgotar os estoques no fim de semana.
A Peixaria Tatiana funciona há mais de 50 anos e está estabelecida no Seminário. | Foto: Daniel Fiedler
A Peixaria Tatiana funciona há mais de 50 anos e está estabelecida no Seminário. | Foto: Daniel Fiedler
Peixaria Tatiana
Avenida Nossa Senhora Aparecida, 783 - Seminário
Fone/WhatsApp: (41) 3274-8785 99134-4430
Instagram: @peixariatatiana