Thumbnail

Versáteis e refrescantes, os vinhos rosés têm a cara do novo ano e do verão.

Guilherme Rodrigues

Guilherme Rodrigues

Notas Báquicas

Vinhos rosés para brindar o novo ano e o sol do verão do recomeço

04/02/2022 18:49
Em 2022, a vida começa a voltar e, aos poucos e com cuidado, as pessoas passam a retomar seus hábitos. Do estimulante e indispensável convívio, os restaurantes abrem-se ao público afluente a encher suas mesas. Os receios começam a ceder e desanuviar.
E os vinhos, que tanto conforto trouxeram nos tempos de reclusão, voltam a jorrar também nos ambientes abertos, seja ao ar livre ou debaixo dos tetos. E passam a ser desfrutados com mais entusiasmo e ânimo.
Que 2022 seja marcado pelo retorno da vida, exorcizados de vez os demônios que nos infernizaram durante a pandemia. Eis aí a maior tendência no mundo dos vinhos para o Ano Novo.
"O renascimento dos costumes e padrões de convívio dos bons tempos da vida sadia".
Em harmonia com essa mais do que desejada e salutar tendência, a Pinó brindou os leitores e o fim do ano passado com as cintilantes e estimulantes borbulhas do Champagne. B
om, agora que passou o solstício e entramos no verão, vamos pensar nos vinhos para a nova estação. Tempos de sol e calor, ideais para os vinhos mais casuais.
Mas sempre, não importa o preço, que sejam de boa qualidade e sabor, mandamento número um e regra de ouro toda vez que se vai abrir uma garrafa.
Os leitores já sabem, no verão: vinho branco, vinho verde, tintos mais leves (Beaujolais reina nessa faixa), espumantes e assim por diante.
Mas o rosé chama a atenção especialmente. É o vinho jovial e casual por excelência. Além da cor atraente e estimulante, não deve pesar no bolso.
A seguir, mencionarei algumas dicas para o maior desfrute desses vinhos refrescantes e charmosos:

Verão em rosés: dicas de consumo

As uvas do rosé

Temperatura de serviço