Guilherme Rodrigues

Notas Báquicas

La Grande Dame 2018: chega ao mercado o ícone da Veuve Clicquot

25/05/2025 16:34
Thumbnail

Nova tiragem do La Grande Dame, cuvée prestige da Veuve Clicquot, celebra a herança da viúva Clicquot com elegância e exclusividade vintage. Crédito: Divulgação.

Acaba de chegar ao mercado a última tiragem do champagne ícone da Veuve Clicquot. Trata-se da cuvée prestige La Grande Dame. O nome homenageia a viúva Clicquot, a grande dama do Champagne, que construiu, no século XIX, a Grande Casa. O amarelo do rótulo lembra a cor do sol, refletida pelo radioso vinho. Apenas em anos muito qualificados, denominados “vintage”, é lançado o La Grande Dame.
Em 2018, a cuvée Grande Dame foi elaborada com 90% de Pinot Noir e o restante Chardonnay, dos melhores vinhedos da região. O alto teor de Pinot Noir, quase um “blanc de noire”, confirma a preferência de Mme Clicquot pelos vinhos feitos em branco dessa nobre uva. Como dizia: "Nossa uva tinta faz os melhores vinhos brancos".
Didier Mariotti, o enólogo chefe, sublinha a profundidade e a precisão obtidas por meio da arte de trabalhar com a Pinot Noir.
De fato, com uma mousse fina e persistente em boca, o estimulante champagne vem marcado por uma excelente mineralidade, que faz salivar. De ótima sapidez, o vinho encanta com aromas e sabores bastante refinados e em harmonia. Ao fundo, notas sutis e sofisticadas a frutos brancos, maçã, algo cítrico e um toque floral. Grande profundidade e energia num corpo elegante, assertivo e refinado, com um final de prova instigante, mineral e de longa persistência.
O grande champagne foi apresentado, juntamente com outros rótulos da famosa marca, num inspirado almoço no restaurante Trama, com a presença do enólogo Emanuel Gouvernet.
Outra notícia inspiradora foi a nova tiragem no famoso rótulo amarelo (yellow label). Já com o desenho mais  moderno e despojado, o vinho base da cuvée provém da notável safra de 2020, com 60%. O restante são vinhos de reserva, compreendendo um blend de safras mais antigas, até 1988. É especial, dos mais inspirados Veuve Clicquot. Aproveitem essa tiragem. Das grandes, com excelente vivacidade, charme, notas típicas a abricots e cítricos, brioche, redondo, inspirador e com bela energia. Para não perder.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail