Guilherme Rodrigues
Notas Báquicas
Don Melchor 2021, o vinho campeão dos top 100 da Wine Spectator
O Don Melchon 2021, eleito o melhor vinho deste ano pela Wine Spectator. Divulgação
É um dos grandes Don Melchor de sempre, com a expressão plena do terroir especial de Puente Alto, em que a Cabernet Sauvignon prepondera. Nesta safra, com 93% do lote, sendo o restante 4% Cabernet Franc e 3% de Merlot. A vinha, situada a 650m de altitude, ao pé da cordilheira dos Andes, tem 127 ha, divididos em 7 parcelas e 151 sub parcelas. As parreiras originam-se de seleção massal própria da vinícola e 80% são plantadas em pé franco.
O cultivo detalhado e rigoroso de parcela a parcela, com manejo agro ecológico, a seleção dos lotes das uvas conforme a origem no vinhedo e depois o primoroso blend dos cerca de 50 lotes de vinhos, fazem a perfeição de cada safra do Don Melchor . O vinho estagia 15 meses em barricas de carvalho francês, cerca de 70% novas e o restante de segundo uso.
A invejada premiação coroa a 35ª colheita do grande Cabernet. Há pouco tempo provamos, em primeira mão, o vinho agora premiado, quando Enrique Tirado, o talentoso enólogo e personalidade por trás do sucesso visitou Curitiba em outubro último.
Um triunfo do frescor e energia da Cordilheira, o vinho esbanja classe e sofisticação. Frutado maduro quase decadente, cristalino e delicioso a cassis, algo de amoras e notas minerais suaves por baixo dão o tom numa textura sedosa. Corpo bem definido e delineado, elegante e profundo, com toques de leve de nuances surpreendentes e bem integradas, como pimentão maduro, goiaba, caixa de charuto, algo floral. Um tour de force, profundo e de pressão constante no palato até o final longo e persistente. Terá décadas de grande vida pela frente. Marquei 96 pontos quando provei em outubro.