Thumbnail

Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte: um encontro para pensar sobre a gastronomia nacional.

Dani Machado

Mesa Afora

Outubro foi um mês memorável para a gastronomia brasileira

13/11/2023 14:46
O Brasil pipoca gastronomia, evidenciada por eventos marcantes em diferentes regiões do país. No mês de outubro, participei de três encontros significativos que não apenas celebram a riqueza culinária brasileira, mas também exploram questões fundamentais, desde a valorização de ingredientes locais até discussões sobre o impacto do aquecimento global na alimentação. Foram momentos de pensar sobre gastronomia.
Em Curitiba, o Fórum Tutano, agora transformado em Festival Tutano, proporcionou uma experiência ampliada, indo além das palestras tradicionais. Idealizado por Beto Madalosso, renomado chef e empresário, o evento contou com palestrantes de destaque nacional, como a chef baiana Ieda de Matos, abordando a gastronomia afetiva, e Bela Gil, culinarista e apresentadora, enfatizando a fome e a importância de uma alimentação saudável acessível. O Festival Tutano incluiu música ao vivo, expositores locais, aulas-show gratuitas e atividades para crianças, ampliando sua abordagem para além das discussões teóricas.
Claudia Krauspenhar foi uma das chefs convidadas do Prazeres da Mesa 2023.
Claudia Krauspenhar foi uma das chefs convidadas do Prazeres da Mesa 2023.
Em São Paulo, o Prazeres da Mesa, considerado o maior evento de gastronomia da América Latina, reuniu 50 chefs de renome, proporcionando um mergulho profundo na diversidade culinária e mais um vez nos fez pensar sobre gastronomia . Destacaram-se as talentosas chefs paranaenses Manu Buffara e Claudia Krauspenhar.
Manu Buffara foi uma das palestrantes do evento e também participou de um jantar especial, o Jantar Magno no restaurante Aizomê. Já Claudia, vencedora do Prêmio Prazeres da Mesa 2023 na categoria melhor restaurante do Sul do Brasil, levantou palmas com sua aula-show apresentando o prato que a consagrou no programa Mestre do Sabor, o pacu defumado. O evento, além das palestras, ofereceu experiências gastronômicas diversas, como o Mesa ao Vivo, Festival Farofa do Brasil e Jantares Magnos em locais renomados.
Belo Horizonte, por sua vez, sediou a 1ª Bienal da Gastronomia, uma iniciativa pioneira da prefeitura para valorizar a culinária local e fortalecer o título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco. Ao longo de duas semanas, a cidade se transformou em um palco de celebração da gastronomia, com palestras, mostras culinárias, seminários e projetos especiais. O clima ideal para falar e pensar sobre gastronomia.
O documentário “Três Marias” produzido pela jornalista Lorena Martins faz uma homenagem às três matriarcas da culinária mineira: Maria Stella Libânio Christo (1917-2011), Dona Lucinha (1932-2019) e Nelsa Trombino (1938-2023). A produção reforça a temática feminina dessa edição da Bienal assim como o projeto Mapa Das Minas, que eu achei uma tirada sensacional.
Encabeçado também por Lorena Martins, o Mapa das Minas é voltado para turistas e moradores da cidade, é consiste num Guia da Gastronomia de Mulheres de Belo Horizonte. Com a curadoria da profissional, foi realizado um levantamento de estabelecimentos de alimentação e gastronomia na região centro-sul da capital, com foco no protagonismo feminino, para que possam integrar um Guia.
A Bienal buscou destacar a identidade e autenticidade da culinária belo-horizontina, celebrando também os 30 anos de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional.
Estes movimentos fortalecem e unificam a nossa gastronomia. Assuntos importantes precisam e devem ser discutidos. Ampliar e dividir o conhecimento para um futuro melhor, mais bem aproveitado e possível.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail